O CAIXA TOTTA AGORA É CAIXA ANGOLA

Banco Caixa Geral Angola. Assim se chama, a partir de hoje, o até agora Banco Caixa Geral Totta de Angola. A nova marca, apresentada hoje em Luanda, vem reforçar a visão do nosso Banco para o mercado angolano. A principal missão do Banco Caixa Geral Angola não se alterou com a mudança de nome, pois continuará a ser a prestação de um serviço de excelência aos seus clientes e apoiar o desenvolvimento económico do país, com uma focalização no sector empresarial e no segmento Particular Affluent.

Em Julho deste ano, a Caixa Geral de Depósitos (CGD) adquiriu a posição detida na PARTANG* pelo Banco Santander Totta. Com esta transacção, a CGD passou a deter a totalidade do capital da Partang e, indirectamente, a maioria do capital do Caixa Totta (51% do capital social), assumindo a importância do mercado angolano para o reforço da sua estratégia de internacionalização. Neste contexto, e em resultado dos acordos estabelecidos, impôs-se procedermos ao rebranding do nosso Banco que apresenta a partir deste dia uma nova identidade, imagem e designação comercial – Caixa Angola.

Em 2014 o Banco apresentou um resultado líquido de 9.163 milhões de AKZ, o que fez ascender o Caixa Angola, em temos de resultados líquidos, ao quarto lugar do sistema financeiro angolano. Nos indicadores de rentabilidade e eficiência, o Banco situou-se também na quarta posição, com um rácio de rentabilidade de fundos próprios de 25% e um rácio cost-to-income de 37%.

O Banco irá continuar a conjugar a experiência que já detém neste mercado com a ambição de crescimento a longo prazo. O foco de actuação incidirá sobre o reforço da dinâmica comercial, visando o aumento da base de clientes e da oferta de produtos, o incremento da rentabilidade das unidades de negócio, o desenvolvimento dos seus colaboradores, através do programa de gestão de talentos, e na manutenção de elevados níveis de solvabilidade, compliance e de governação corporativa.

Caixa Angola, mudámos de nome mas continuaremos a ser o mesmo Banco de sempre.

Um banco Local. Uma rede global.

* vide nota “Sobre o Caixa Angola”
Sobre o Caixa Angola

O Banco Caixa Geral Angola é uma referência no sector bancário angolano.
Através de uma cultura forte e tradicional, assente em padrões éticos, no rigor e no profissionalismo, mas também numa atitude de permanente disponibilidade para a mudança, o Caixa Angola é uma filial do Grupo Caixa Geral de Depósitos, um grupo financeiro internacional, nascido há 140 anos, com sede em Portugal mas presente em 23 países em 4 continentes.
Interessante assinalar que em 2001 a Caixa Geral de Depósitos incorporou todo o património do Banco Nacional Ultramarino, instituição criada em 1864 e que foi o primeiro banco a operar em Angola, onde abriu uma Sucursal em 1865. De realçar que este banco funcionou nas instalações onde hoje existe o Instituto de Formação Bancária de Angola e que em 1926, na sequência da criação um banco exclusivamente para Angola, as suas instalações bem como os activos e passivos que possuía em Angola foram integrados no recém-criado Banco de Angola, de que era accionista.
O Caixa Angola é uma instituição de direito angolano, cuja origem remonta à Sucursal do então Banco Totta & Açores, cuja abertura ocorreu em 30 de Abril de 1993, sendo a primeira instituição bancária privada a operar em Angola depois da independência.
Antes, o Banco Totta & Açores já tinha estado presente em Angola, pois participava no capital do Banco Totta-Standard de Angola (que exerceu a sua actividade de 1966 a 1977), associado a vários outros bancos (The Standard Bank Limited, Banco Fonsecas & Burnay e The Standard Bank of South Africa) e outras entidades.De entre estas, importante assinalar que havia algumas empresas que se mantêm em funcionamento até hoje, das quais duas mantiveram o mesmo nome (Lusolanda e Robert Hudson) e uma (Guedal), alterou a sua firma e hoje opera com o nome Star Motors, todas mantendo relações comerciais com o Banco Caixa Geral  Angola.
Em 1 de Julho de 2002, a Sucursal do Banco Tota & Açores foi extinta, tendo os seus activo e passivo sido, nessa mesma data, incorporados numa sociedade de direito angolano, com o nome de Banco Totta de Angola, detida maioritariamente pelo Banco Santander Totta.
Sete anos após a sua criação, em 2 de Julho de 2009, o Banco Totta de Angola adoptou a firma - Banco Caixa Geral Totta de Angola, com a entrada no capital de novos accionistas, ficando a Caixa Geral de Depósitos e o Banco Santander Totta a deter 51% do capital por intermédio de uma sociedade holding de direito português, a Partang. Os restantes 49% do capital ficaram distribuídos pelos seguintes accionistas angolanos: Grupo Sonangol, com 25% e os empresários António Mosquito e Jaime de Freitas com 12 % cada um.
Hoje mudamos a firma para Banco Caixa Geral Angola, mantendo-se sem alteração a sua estrutura accionista.
O Caixa Angola conta actualmente com 36 agências e 4 centros de empresas, com presença na maioria das províncias do país. 40 ANOS DE INDEPENDÊNCIA. 40 UNIDADES DE NEGÓCIO.