Atividades de Ciclismo

30 de agosto | Galo´s Urban Race - 3H BTT Resistência Noturna Barcelos

A Associação Cultural e Recreativa de Roriz, em parceria com Câmara Municipal de Barcelos, promove no dia 30 de agosto o Galo´s Urban Race - 3H BTT Resistência Noturna Barcelos. A iniciativa tem o apoio da Associação de Ciclismo do Minho e está oficializada como prova aberta, podendo participar todos os interessados.
Galo´s Urban Race - 3H BTT Resistência Noturna Barcelos será realizado num circuito que terá como base o centro da cidade histórico da cidade de Barcelos, extensível às áreas verdes (jardins), à zona fluvial, às ruas de empedrado, recantos e locais recônditos, onde cada local está interligado à riquíssima História e Património Barcelenses.
As Três Horas BTT Resistência Barcelos são um empolgante desafio dirigido aos amantes do BTT que promete animar a cidade durante a noite do dia 30 de agosto.
A iniciativa, segundo a organização, “acrescenta mais uma faceta à vasta panóplia de eventos desportivos e culturais, sobressaindo o seu carácter peculiar, no concelho. Incorpora a fusão de vários fatores que complementam a dinâmica citadina, sendo o mote para atração da população local, turistas e demais forasteiros ao coração da cidade”.
Com início marcado para as 20h30, a participação no Galo´s Urban Race - 3H BTT Resistência Noturna Barcelos é permitida a título individual, a duplas e a triplas devendo as inscrições serem formalizadas em http://www.classificacoes.net/modalidades/btt/galos-urban-race.
No ano passado, a primeira edição das 3 horas de BTT de Resistência noturna de Barcelos, o Galo´s Urban Race, foi um autêntico sucesso e atraiu milhares de adeptos da modalidade ao longo de todo o circuito.
Desportivamente o grande vencedor foi Tiago Sousa (Amigos Da Montanha /Ledechem Quinta & Santos) que dominou a corrida do princípio ao fim, tendo igualmente conseguido o melhor tempo por volta com o registo de 12:35:963, deixando o segundo classificado absoluto, o veterano A, Carlos Rocha (Saertex Portugal / Edaetech / Lavarinhas) a mais de cinco minutos de diferença. Em femininos a grande vencedora foi Susana Santos (ASC/Bike Zone) tendo igualmente conseguido o melhor registo numa volta em 16:08:152.

7 de setembro | 11º BTT de Creixomil - Barcelos

A freguesia de Creixomil, em Barcelos, recebe no dia 7 de Setembro o Campeonato do Minho de BTT XCO. O 11º BTT de Creixomil - Barcelos, 11ª etapa do Campeonato do Minho, será disputado nas imediações do Campo de Jogos do Grupo Desportivo de Creixomil.
Organizada em conjunto pela Associação de Ciclismo do Minho e pelo Grupo Desportivo de Creixomil, a prova será aberta à participação (além das categorias de competição pontuáveis para o Campeonato do Minho de BTT Cross Country) de todos os interessados que poderão participar integrados na categoria de promoção.
Na fase decisiva para a definição das classificações finais e para a atribuição dos títulos de campeões do Minho de BTT Cross Country Olímpico, a competição decorrerá nas imediações do Campo de Jogos do Grupo Desportivo de Creixomil.
Depois de um período para treinos entre as 10 e as 12h00, a competição do 11º BTT de Creixomil - Barcelos arrancará às 12 horas com as atividades para benjamins e iniciados. Pelas 14 horas começará a prova para infantis, juvenis, cadetes, femininos, paraciclismo e promoção e às 15h30 a corrida de juniores, seniores e masters. A cerimónia protocolar está prevista para as 17h00.
O 11º BTT de Creixomil - Barcelos tem o apoio da Câmara Municipal de Barcelos, Junta de Freguesia de Creixomil, Bombeiros Voluntários de Barcelinhos, Federação Portuguesa de Ciclismo, Cision, Arrecadações da Quintã, Herdmar, Raiz Carisma - Publicidade, POPP Design, Bike Magazine (revista oficial) e acmTV (www.acmtv.pt).
No ano passado, Ruben Nunes foi o vencedor do 10º BTT XCO de Creixomil, na categoria de elites. Num circuito exigente e muito técnico, os vencedores das restantes categorias foram Ilda Pereira (femininos), João Santos (juniores), Aurélio Reis (veteranos A), Abel Machado (veteranos B+C), António Azevedo e Diana Ferreira (cadetes), Vinício Rodrigues e Marta Branco (juvenis), César Costa e Beatriz Abreu (infantis), Tiago Dias e Beatriz Pereira (iniciados), Rúben Oliveira e Ana Costa (benjamins) e Mário Ferreira (promoção).

13 de setembro | Prémio de Ciclismo: "Fafe - Sala de Visitas do Minho"

Realiza-se no dia 13 de setembro o Prémio de Ciclismo "Fafe - Sala de Visitas do Minho", última e decisiva prova do Troféu Revelações de Ciclismo de Estrada - Herdmar (2014). Organizada pela Associação de Ciclismo do Minho a iniciativa incluirá provas para os escalões de benjamins, iniciados, infantis, juvenis, cadetes e juniores.
Decisiva para a definição das classificações finais do Troféu Revelações de Ciclismo de Estrada - Herdmar (2014), as diversas provas do Prémio de Ciclismo "Fafe - Sala de Visitas do Minho" serão realizadas no Parque da Cidade, com partida e chegada junto ao pavilhão multiusos.
Numa organização da Associação de Ciclismo do Minho, as atividades decorrerão entre as 15 e as 18h30, arrancando com a prova de destreza de benjamins e a gincana e a prova em linha de iniciados. Pelas 15h15 iniciam-se as atividades para os infantis e às 15h30 será a vez dos atletas do escalão juvenis partirem para a prova em linha. As corridas de cadetes e de juniores começarão, respetivamente, às 16 e às 17 horas. A cerimónia protocolar e de entrega de prémios ocorrerá pelas 18h30.
Patrocinado pela Câmara Municipal de Fafe, o Prémio de Ciclismo "Fafe - Sala de Visitas do Minho" conta com a colaboração dos Bombeiros Voluntários de Fafe, Polícia Municipal de Fafe, Naturfafe, Federação Portuguesa de Ciclismo, Herdmar, Cision, Raiz Carisma - Soluções de Publicidade, Arrecadações da Quintã, , POPP Design, Fafefuel, Ciclismo a Fundo (revista oficial) e acmTV (www.acmtv.pt).
Na última edição, mais de 200 jovens participaram no Prémio de Ciclismo "Fafe - Sala de Visitas do Minho", penúltima prova do Troféu Revelações ACM 2013 - Cision. Organizada pela Associação de Ciclismo do Minho a iniciativa conheceu os seguintes vencedores: João Fernandes (juniores), Jorge Magalhães e Carina Ferreira (cadetes), Pedro Teixeira e Carolina Sargento (juvenis), Daniel Dias e Mariana Almeida (infantis), João Martins e Nicole Gonçalves (iniciados), Tomás Gaspar e Milza Gonçalves (benjamins).
Recorde-se que os prémios finais do Troféu Revelações de Ciclismo de Estrada - Herdmar (2014) e dos Campeonatos do Minho serão entregues na Gala de Encerramento da Época Desportiva de 2014, agendada para o dia 22 de novembro, em que também serão homenageados os atletas minhotos que se sagraram Campeões Nacionais em 2014 e que conquistaram resultados de relevo a nível internacional.

14 de setembro | 8º BTT Caminhos Penosos

O BTTeatro organiza no dia 14 de setembro o 8º BTT Caminhos Penosos. A iniciativa tem o apoio da Associação de Ciclismo do Minho e decorrerá em caminhos rurais e trilhos dos concelhos de Vila Nova de Famalicão, Braga e Guimarães.
O percurso do Passeio terá uma extensão aproximada de 35 kms (dificuldade física média/alta e técnica baixa/média) estando o início marcado para 9 horas no Parque da Ribeira (Joane - Vila Nova de Famalicão), local de partida e chegada do 8º BTT Caminhos Penosos.
O Passeio é aberto à participação de todos os interessados sendo gratuito para participantes do sexo feminino. As restantes inscrições custam 8 euros (até 10 de setembro) ou 10 euros (de 11 a 14 de setembro), conferindo direito a seguro de acidentes pessoais, dorsal, pequeno almoço e abastecimento (sólido e líquido), banho, lembranças, sorteio de material de BTT e de uma bicicleta. Será atribuído um prémio ao grupo mais numeroso.
As inscrições devem ser efetuadas no site do BTTeatro (www.btteatro.com) onde poderão ser obtidas informações complementares.
O BTTeatro, integrado na Associação Teatro Construção e um dos clubes filiados na Associação de Ciclismo do Minho, nasceu pelas mãos de uma dúzia de amigos amantes do BTT em finais de 2005. O grupo tem apostado na divulgação do BTT e no desenvolvimento de um trabalho centrado na promoção de passeios de Cicloturismo no concelho de Vila Nova de Famalicão.
Das atividades realizadas destaca-se o passeio “Caminhos Penosos”, onde de ano para ano têm vindo a aumentar o número de participantes.
O BTTeatro organiza ainda, ao longo do ano, atividades sazonais onde convida outros praticantes, designadamente passeios noturnos e atividades em épocas tradicionais como a Primavera e São Martinho.
Enquanto betetistas, os elementos do BTTeatro assumem-se como apaixonados pela natureza, zelando pela sua preservação, uma vez que é nos montes e campos da região que passam muitas das horas, particularmente aos fins-de-semana, procurando sensibilizar os novos praticantes para a importância da conservação ambiental.

5 de outubro | Maratona BTT Berço do Alvarinho

Estão abertas as inscrições para a Maratona BTT Berço do Alvarinho a realizar no dia 5 de outubro em Monção. Última e decisiva etapa do Campeonato do Minho de BTT XCM - Arrecadações da Quintã, a iniciativa também se destina a praticantes desportivos informais que participam em atividades numa perspetiva de lazer, estando previstos percursos de Meia-Maratona e de Maratona. As inscrições podem ser efetuadas em www.acm.pt.
A Maratona BTT Berço do Alvarinho é promovida em conjunto pelo Club de Cicloturismo de Monção e pela Associação de Ciclismo do Minho.

12 de outubro | Rota dos Trepa Montes

Está agendada para o dia 12 de outubro a realização em Valença da Rota dos TrepaMontes. Promovida pelo TrepaMontes - Clube BTT, a iniciativa tem o apoio da Associação de Ciclismo do Minho e integra um passeio de BTT e um passeio pedestre.
A concentração está marcada para o estádio da UDF - União Desportiva Friestense, freguesia de Friestas - Valença, , estando preparado um percurso de 30 quilómetros (dificuldade média) que incluirá caminhos rurais e trilhos pelas freguesias de freguesias de Verdoejo, Ganfei, Sanfins, Gondimil e Boivão do concelho de Valença. O passeio pedestre terá a extensão de cerca de 10 quilómetros.
As inscrições no passeio de BTT são limitadas e tem o custo de 10 euros (8 euros para o passeio pedestre), incluindo seguro, reforço, banho, lavagem de bicicleta, dorsal e bifanas no pão no final. As inscrições devem ser formalizadas em http://trepamontes.wix.com.
O "TrepaMontes - Clube BTT" é um grupo de praticantes desta modalidade que tem por objeto a promoção da prática desportiva do ciclismo na vertente do BTT enquanto atividade ligada ao desporto lúdico e numa lógica essencialmente não competitiva.