Balanço muito positivo da participação minhota nos Campeonatos Nacionais de BTT XCM

Três títulos de Campeão Nacional, dois de Vice-Campeão e dois terceiros lugares é o excelente balanço da prestação de atletas e equipas do Minho no Campeonato Nacional de BTT Maratonas (XCM) disputado em Viana do Castelo. David Vaz (elites), Carlos Lima (master 50) e a Saertex Portugal/Edaetech (equipas) são os novos Campeões Nacionais do Minho.
Os atletas minhotos, na sua esmagadora maioria formados em clubes da Associação de Ciclismo do Minho (ACM), averbaram excelentes resultados e conquistaram sete medalhas no campeonato nacional de BTT XCM.
David Vaz (elites), Carlos Lima (master 50) e a Saertex Portugal/Edaetech (equipas) alcançaram os títulos de Campeões Nacionais de BTT - XCM, enquanto Ana Gonçalves (master femininas) e Nuno Inácio (master 30) se sagraram Vice-Campeões Nacionais. No terceiro lugar dos campeonatos de BTT XCM disputados em Viana do Castelo classificaram-se Mónica Santos (elites femininas) e José Rodrigues (elites).
A Direção da Associação de Ciclismo do Minho expressou, entretanto, a sua satisfação e orgulho pelo desempenho dos atletas e equipas minhotas, realçado que os mesmos são um estímulo para o prosseguimento do trabalho no âmbito da formação de atletas, visando a existência de mais e melhor ciclismo na sua área de jurisdição (distritos de Braga e Viana do Castelo).
A correr em casa, o minhoto David Vaz (Saertex Portugal/Edaetech) não deixou os seus créditos por pedais alheios e cortou a meta, depois de percorridos 100 quilómetros, com 5h01m31s. Triunfou com uma confortável margem de 3m01s sobre o adversário mais direto, David Machado (BTT Seia). José Rodrigues (UCVNF/Soniturismo/Bike World) encerrou o pódio masculino absoluto, a 3m23s do novo campeão. Com dez atletas do Minho no top 10, destacam-se ainda os desempenhos dos minhotos Renato Ferreira (Saertex Portugal/Edaetech) a concluir a prova no sexto lugar, Jacinto Fiúza (Batotas / ADN Bike Ponte de Lima) em oitavo e Carlos Ramos (Saertex Portugal/Edaetech) em nono.
Celina Carpinteiro (BTT Loulé / BPI) foi a mais forte na maratona feminina de 80 quilómetros, alcançando o seu terceiro título consecutivo em maratonas BTT. Vanessa Fernandes (Associação 20 Kms de Almeirim) foi a segunda classificada e a minhota Mónica Santos (Saertex Portugal/Edaetech) completou o pódio. Marina Leitão (Saertex Portugal / Edaetech / Lavarinhas), Campeã do Minho em 2013 em veteranas, alcançou o sétimo lugar
José Silva (individual) venceu na categoria de master 30 em que Nuno Inácio, da equipa de Famalicão UCVNF / Soniturismo / Bike World, se sagrou vice-campeão e Valério Ferreira (BTT Loulé / BPI) terminou em terceiro. Realce para Nuno Arieira e Tiago Vieira, ambos da equipa minhota EDV-VEB / Vianacycles, que se classificaram em 10º e 11º lugares, respetivamente.
Na categoria de master 40 o melhor foi José Rosa (Ser e Parecer Bike Team) que terminou a maratona à frente de João Teixeira (Pedalsempre/Movenoticias/Solintellysys) e de João Gomes (Marrazes / Brejinho / Joficina). Tierri Mendes (Vitória SC / AMC Investe / Interfios) foi o quarto classificado e Paulo Gonçalves (Batotas / ADN Bike Ponte de Lima) o nono.
O minhoto Carlos Lima (EDV-VEB/Vianacycles) sagrou-se Campeão Nacional em masters 50/60, tendo Domingos Rufo, António Silva e António Melo, todos da formação (Saertex Portugal/Edaetech) concluído a prova no 8º, 9º e 12º lugares
Teresa Fernandes (Atlantic Service/Clube Xelb) ganhou em master femininas com Ana Gonçalves (Saertex Portugal/Edaetech), Campeã do Minho em título, a sagrar-se Vice-Campeã Nacional e Elisabete Sousa (BTT Loulé / BPI) a alcançar o terceiro posto. Ana Carvalho (Saertex Portugal/Edaetech) terminou em oitavo.
Por equipas ganhou a Saertex Portugal/Edaetech, enquanto na classificação coletiva de masters se impôs o BTT Loulé/BPI.