Centro de Ciclismo do Minho: obras da segunda fase arrancam na segunda-feira

As obras da segunda fase do Centro de Ciclismo do Minho, em Souto Santa Maria – Guimarães, arrancam na próxima segunda-feira (28 de maio), devendo estar concluídas a tempo de receber este ano a prova de Cross Country Olímpico (XCO) dos Campeonatos do Mundo de Ciclismo Universitário.

O Centro de Ciclismo do Minho – Guimarães (Souto Santa Maria) integra o primeiro circuito permanente de BTT XCO da região norte do País, tendo a primeira fase sido inaugurada a dia 25 de junho de 2017. Localizado no Parque Desportivo de Souto Santa Maria (Rua Dona Josefa Amaral Freitas), o projeto é desenvolvido em parceria pela Associação de Ciclismo do Minho, Câmara Municipal de Guimarães e a União das Freguesias de Souto Santa Maria, Souto São Salvador e Gondomar, em concertação com a Federação Portuguesa de Ciclismo. O projeto compreende trajetos em circuito de diversas dificuldades (fácil, acessível, difícil e muito difícil), procurando-se corresponder às diferentes faixas etárias dos praticantes, características, nível de desenvolvimento técnico e físico e motivações.

As obras da segunda fase do Centro de Ciclismo do Minho contemplam a construção de uma passagem inferior para os ciclistas na zona da entrada do Parque Desportivo de Souto Santa Maria, procurando-se assim melhor as condições de segurança e eliminar o cruzamento do trajeto para as bicicletas com a estrada de acesso de viaturas ao Parque. Para a área dos percursos de BTT está igualmente prevista a implantação de uma passagem superior destinada aos ciclistas, visando a melhoria e a criação de mais alternativas de trajetos. Está igualmente contemplada a repavimentação dos percursos, na extensão total de cerca de 7,5 quilómetros, drenagem de águas pluviais e outros melhoramentos.

A empreitada será executada pela empresa vimaranense CJR – Cândido José Rodrigues, SA e é financiada pela Câmara Municipal de Guimarães e com recursos angariados pela Associação de Ciclismo do Minho, nomeadamente, junto de privados e através do Estatuto do Mecenato Desportivo

O Centro de Ciclismo do Minho - Guimarães corresponde a um anseio da Associação de Ciclismo do Minho que lançou em 2009 o projeto de criação de um espaço para a prática de ciclismo de competição e de lazer. Com hipóteses de instalação em qualquer um dos concelhos da região do Minho, a escolha final acabou por ser o Parque Desportivo de Souto Santa Maria, tendo sido determinante na opção as condições que o espaço já detinha. Além do circuito permanente de BTT XCO, o Parque Desportivo e de Lazer de Souto Santa Maria possui ainda um pavilhão desportivo, circuito de manutenção, parque infantil e parque de merendas, entre outras valências. Pretende-se que o projeto gere uma nova centralidade, proporcionando boas condições para atividades de recreio, formação, treino e competição de ciclismo, contribuindo também para o desenvolvimento da modalidade na região.

O Centro de Ciclismo do Minho já acolheu atividades do Campeonato do Minho de BTT Cross Country Olímpico, tendo a primeira atividade de ciclismo sido realizada em 2010 aquando dos Torneios Desportivos do 25 de abril.

Depois da realização das obras da segunda fase, o Centro de Ciclismo do Minho – Guimarães (Souto Santa Maria) deverá acolher em julho um evento de teste para o Campeonato do Mundo de Ciclismo Universitário cuja competição, masculina e feminina, será realizada no dia 1 de agosto.

Fotos em http://www.acm.pt/index.php?cat=resultados&id=1271&subcat=fotos