Minhotos dominaram o Campeonato Nacional de Trial Bike

Um total de dez medalhas, dois títulos de Campeão Nacional, dois de Vice-Campeão e dois terceiros lugares é o excelente balanço da prestação de atletas do Minho no Campeonato Nacional de Trial Bike disputado em Oliveira de Azeméis. João Sousa e Filipe Gomes sagraram-se Campeões Nacionais de Elites e Seniores.

Os atletas minhotos, representantes de clubes da Associação de Ciclismo do Minho, dominaram o Campeonato Nacional de Trial Bike averbando um total de dez medalhas em quinze possíveis.
João Sousa (elites) e Filipe Gomes (seniores) conquistaram os títulos de Campeões Nacionais, enquanto Daniel Sousa (elites) e Luís Araújo (infantis) se sagraram Vice-Campeões Nacionais. No terceiro lugar do Campeonato Nacional de Trial Bike classificaram-se Pedro Araújo (elites) e Jorge Ferreira (seniores). Embora sem atribuição de títulos nas respetivas categorias, a minhota Daniela Neves venceu em femininos e os três primeiros lugares de benjamins/iniciados também foram ocupados por atletas da região do Minho: Simão Sousa, Diogo Ferreira e João Ferreira.

Na categoria de elites, o vilaverdense João Sousa conquistou o título nacional sucedendo ao irmão Daniel Sousa, segundo classificado em Oliveira de Azeméis, enquanto Pedro Araújo terminou a competição em terceiro lugar.

O bracarense Filipe Gomes, vencedor do Campeonato do Minho de Trial Bike - Herdmar (2015), sagrou-se Campeão Nacional deixando José Sequeira em segundo e os minhotos Jorge Ferreira e João Gomes em terceiro e quarto lugares, respetivamente.

Na categoria de infantis a vitória foi de Ricardo Simões, enquanto o minhoto Luís Araújo foi segundo classificado e Vasco Carvalho o terceiro.

Daniela Neves venceu em femininos e Simão Sousa em benjamins/iniciados, categoria em que os irmãos vimaranenses Diogo e João Ferreira ocuparam as restantes posições do pódio.

Recorde-se que os atletas minhotos que se sagraram Campeões Nacionais em 2015 e que conquistaram resultados de relevo a nível internacional serão homenageados na Gala de Encerramento da Época Desportiva de 2015 da Associação de Ciclismo do Minho, agendada para o dia 21 de novembro (Casa das Artes, Vila Nova de Famalicão). Na mesma ocasião serão entregues os prémios finais dos diversos Campeonatos do Minho e do Troféu Revelações.

Berço do Trial Bike nacional, o Minho já acolheu o primeiro Campeonato Nacional (19 de Setembro de 2010 nas imediações do Castelo de Guimarães), diversas provas da Taça de Portugal, os Campeonatos do Minho, o Open de Portugal e o Troféu Ibérico desta vertente do ciclismo.

No Trial Bike o objetivo da competição é passar com a bicicleta por um percurso difícil e com obstáculos sinalizados, situados dentro de “zonas controladas” (secções), sem se poder tocar no solo com nenhuma parte do corpo e da bicicleta (exceto com os pneus), e dentro de um tempo estabelecido.