Projetos na área da saúde e segurança foram os grandes vencedores

Três projetos inovadores na área da esterilização de equipamentos hospitalares, de localização e socorro rápido no mar e ainda uma almofada inteligente capaz de induzir alterações de postura foram os vencedores da 1ª Edição do Prémio de Inovação Ageas Seguros – Novo Mundo, apurados no passado dia 10 de Março, numa sessão em que os 12 finalistas tiveram de apresentar e defender os seus projetos perante o júri.

Fadhil Yussof Musa, aluno do 2º ano de Mestrado em Bioquímica da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa conquistou o primeiro lugar com o projeto dryVHP. Tendo como ponto de partida o aumento exponencial das infeções hospitalares, o dryVHP consiste no desenvolvimento de uma formulação sólida de peróxido de hidrogénio que, ao ser inserida em equipamentos de esterilização, permite uma libertação rápida deste composto, tornando o processo mais rápido e eficiente, comparativamente aos existentes no mercado.

O segundo lugar foi conquistado pelo projeto SeaMe, desenvolvido por Alexandre Vieira, João Vieira e José Dias, alunos do 5º ano de Mestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores do Instituto Superior Técnico e consiste num pequeno dispositivo de localização de utilização pessoal, destinado a praticantes de desportos maritimos ou profissionais de profissões relacionadas com o mar, que pode ser acionado em caso de acidente com o objetivo de reduzir o tempo de busca e aumentar as probabilidades de salvamentos bem sucedidos.

Em terceiro lugar, o projeto  Smart Pillow de Patricia Cantante, Eliana Gomes e Gonçalo Andrade, alunos do 4º ano de Fisioterapia da  Escola Superior de Tecnologias da Saúde de Coimbra desenvolve uma solução para correção de postura. Trata-se de uma almofada inteligente  que deteta a variação de postura para uma menos correta, alertando o utilizador, através de uma aplicação conetada a um dispositivo móvel e induzindo-o a posicionar-se corretamente. Esta correção dinâmica é concebida através dos princípios da neuroplasticidade - a capacidade do sistema nervoso em alterar e reorganizar os seus padrões de acordo com os fatores externos do meio ambiente, induzindo uma aprendizagem por parte do organismo e levando a uma correção de postura permanente.

A cerimónia de encerramento e entrega de prémios realizou-se no edifício da Healtcare City, no TagusPark, em Oeiras, com a presença de todos os finalistas, inúmeros convidados e dos elementos do júri, composto por Steven Braekeveldt, CEO da Ageas Portugal, Miguel Neiva, Criador da ColorADD e Embaixador do prémio; José Manuel Silva, Ex-bastonário da Ordem dos médicos; José Galamba de Oliveira, presidente da Associação Portuguesa de Seguradores e Nuno Carvalho, CEO Healthcare City.

Ao projeto vencedor, que poderá vir a ser implementado pela Ageas, foi atribuido um prémio monetário de 7.500,00€, ao segundo, de 3.000,00€ e ao terceiro, de 2.000,00€. As equipas vencedoras vão agora ter uma experiência de incubação de 3 meses na Healthcare City.

Com o Prémio Inovação Ageas Seguros 2016 – “Novo Mundo” a Ageas pretendeu abrir as portas à criatividade e espírito inovador dos jovens universitários, desafiando-os a desenvolver ideias e soluções nas áreas da prevenção e proteção de riscos direcionadas para a área da Saúde, Bem-estar ou Qualidade de vida.

A excelente adesão e qualidade dos projetos recebidos nesta 1ª Edição do Prémio Inovação Ageas Seguros 2016 – “Novo Mundo” confirmam a aposta da Ageas Seguros na vertente da inovação e empreendedorismo jovem, promovendo ativamente a capacidade de iniciativa e criatividade daqueles que serão os protagonistas do amanhã.

Nota: informação e imagens dos vencedores em anexo.