República da Saudade leva espectáculo de fados de Coimbra à FIA Lisboa

Lisboa, 1 de Julho de 2014 – Embora sejam imagem de marca do salão, nem só de artesanato e saberes artesanais se faz a FIA Lisboa. O maior salão de artesanato e multiculturalidade da Península Ibérica, traz também a Lisboa as expressões artísticas mais características de cada região do País. Amanhã, dia 2, pelas 20h30, o grupo República da Saudade traz ao certame o Fado de Coimbra.

Ao som dos mais belos fados de Coimbra, a FIA Lisboa convida os visitantes a degustarem as delícias da Gastronomia do Centro e a qualidade da carne marinhoa. O programa não podia ser mais sugestivo para os apreciadores de boa música nacional e, claro está, da mais típica cozinha portuguesa.

No espaço do Restaurante Temudu’s o grupo de fados República da Saudade pretende representar a Guitarra Portuguesa e o Fado de Coimbra ao seu mais alto nível, num espectáculo que terá a duração de cerca de 40 minutos.

O projecto República da Saudade assenta sobretudo nas profundas raízes do Fado de Coimbra e na enorme qualidade dos intérpretes, entre os melhores instrumentistas e cantores da actualidade em Coimbra.

Integrado no salão o espaço da Semana da Gastronomia Tradicional / 1º Festival de Carnes Certificadas – DOP abre diariamente as suas portas pelas 12h30. O Pavilhão 1 e 2 da FIL, onde centenas de expositores portugueses e de outros 40 países apresentam o melhor das suas artes e saberes artesanais, enquanto expressão das suas raízes e identidade, recebe os visitantes a partir das 15h00 até às 24h00.

Destaques FIA Lisboa | Programa terça-feira, 2 de Julho
15:00 - 24:00 Demonstração de Artesanato ao Vivo - Expositor Maos
Maos - Movimento de Artes e Ofícios
15:00 - 24:00 Exposição «LISBOA DOS PREGÕES»
AARL – Associação Artesãos da Região de Lisboa
15:30 - 16:30 Seminário sobre Internacionalização, Desenvolvimento Regional e Turismo
AASE - Associação Artesãos da Serra da Estrela
16:00 - 18:00 Oficina do bordado tradicional- dê os primeiros passos
Associação de Artistas e Artesãos Oureenses
20:00 - 21:00 Workshop Sabão Artesanal de Azeite
Animagias

FIA Lisboa 2014
Organizada pela Fundação AIP, através da AIP – Feiras, Congressos e Eventos, com a colaboração do IEFP – Instituto de Emprego e Formação Profissional e contando com o apoio das Comunidades Intermunicipais e das Entidades Regionais de Turismo, a FIA Lisboa ocupará em 2014 uma área de mais de 30 mil m2 de área interior e exterior.
Assumindo-se como uma plataforma de excelência para a promoção do desenvolvimento regional e das culturas locais, que formam a identidade etnológica nacional, por via do artesanato, da gastronomia, das actividades culturais e turísticas, do património e recursos naturais e fontes de sustentabilidade da economia local, a FIA Lisboa permitirá nesta edição que o público visitante viaje pelos melhores sabores e saberes de Portugal e de dezenas de países, dos cinco continentes.

Foi assim em 2013…
Em 2013 a FIA Lisboa recebeu cerca de 100 mil visitantes em 9 dias de feira. A diversidade de oferta dos expositores, as propostas artesanais aliadas ao design mais contemporâneo, as iniciativas multiculturais e a ampliação da área dedicada à gastronomia, contribuíram para o sucesso da FIA Lisboa 2013, certame que é já uma referência consagrada nas feiras do sector.

Mais informações em www.fialisboa.fil.pt e www.facebook.com/FIA.FIL

FIA Lisboa 2014
FIL - Parque das Nações (Lisboa) | 28 de Junho a 6 de Julho de 2014
……………………………………………………