• Altice Portugal/

Altice Portugal, alinhada com agenda da União Europeia para o 5G, lidera roadmap no país e dirige consórcio com apoio do COMPETE 2020

Alinhada com a agenda estratégica da União Europeia (UE) definida para o 5G, a Altice Portugal reitera a sua posição de liderança do 5G roadmap em Portugal já iniciado há mais de um ano, preparando-se agora para uma demonstração em ambiente de rede comercial e com terminal pré-comercial 5G, a funcionar na banda dos 3,6 GHz, com recurso a um equipamento 5G da Huawei, que alcançará velocidades na ordem dos 1,5Gbps.
O investimento da Altice Portugal no 5G posicionou-a também para a liderança, através da Altice Labs, do consórcio para a implementação do 5G em Portugal, que beneficia do apoio do COMPETE 2020, consubstanciado num conjunto de fundos comunitários da EU no âmbito do Portugal 2020. Este apoio atribuído a entidades de referência no setor, entre as quais a Altice Portugal, insere-se no Sistema de Incentivos às Empresas, Investigação e Desenvolvimento Tecnológico, Programas Mobilizadores, num movimento de extrema importância para o desenvolvimento estratégico e competitivo de Portugal, o qual a Altice Portugal tem o maior orgulho de poder liderar.

Para Alexandre Fonseca, Presidente Executivo da Altice Portugal, «a liderança deste consórcio é um reconhecimento da capacidade tecnológica e de inovação da Altice Portugal e, ainda, um fortíssimo voto de confiança, que o maior operador de comunicações português transfere para um compromisso ainda maior com o ecossistema de desenvolvimento económico português».

De notar que a GSMA Intelligence estima que o 5G represente mais de 30% do total das ligações móveis na Europa em 2025, com 214 milhões de utilizadores. Uma pesquisa a nível global da Gartner conclui, ainda, que mais de metade das empresas (57%) pretende utilizar o 5G para suportar a comunicação com a Internet of Things (IoT), um dos drivers fundamentais, neste ano de 2018, do investimento em Tecnologias de Informação.

A tecnologia 5G apresenta-se como um novo paradigma nas redes de telecomunicações, ao pretender alargar o seu âmbito de aplicação a casos de uso atualmente suportados por redes privadas e com fios. Para além de maiores débitos (20Gbps) e maior mobilidade (500Km/h), o 5G deverá garantir tempos de resposta menores (latências de 1ms) e permitir um grande número de dispositivos ligados (1 milhão/Km²).

Altice Portugal é líder do 5G roadmap em Portugal

Na continuidade do espírito de inovação que caracteriza a Altice Portugal, já está a ser preparada a evolução da sua rede e dos serviços para o novo paradigma associado ao 5G, envolvendo a evolução das componentes core da rede para ambiente de virtualização e evoluindo as atuais redes fixas e móveis para endereçar múltiplas necessidades, desde as comunicações pessoais ao uso massivo da IoT e comunicações de elevada criticidade e baixa latência.

Neste âmbito, a Altice Portugal em parceria com a Huawei já tinha efetuado durante o Web Summit 2016, um dos maiores eventos de tecnologia do mundo do qual a Altice Portugal é parceiro tecnológico, a primeira demonstração em Portugal, e uma das primeiras no mundo, de um débito de 1.7 Gbps sobre uma rede móvel 4,5G. Esta velocidade superou 5 vezes a velocidade das redes móveis e 2 vezes a velocidade premium de fibra ótica à data da demonstração.

Também no TECHDAYS 2017, um dos maiores eventos em Portugal na área da tecnologia e I&D, a Altice Labs demonstrou todos os desenvolvimentos já liderados pela Altice Portugal no 5G.
Ainda no contexto do primeiro aniversário da Altice Labs, em fevereiro de 2017, a Altice Portugal celebrou um Memorando de Entendimento com a Ericsson Telecomunicações para a aceleração do 5G, tendo ambos os players vindo desde então a dinamizar grupos de trabalho, reflexão e coordenação de iniciativas de I&D, pilotos e demonstração de equipamentos e aplicações 5G.

No mês de fevereiro de 2018, a Altice Portugal e a Huawei Tech. Portugal formalizaram, no Mobile World Congress 2018, a assinatura de um Memorando de Entendimento para impulsionar o desenvolvimento e a implementação do 5G em Portugal. Esta colaboração, já iniciada em 2016, consolidou o compromisso da Altice Portugal na implementação e no desenvolvimento de um ecossistema 5G, ao vivo, para testar aplicações e serviços alavancados pela tecnologia 5G, materializando um passo fundamental para o lançamento comercial da rede 5G na Altice Portugal.

Em fevereiro último, a Altice Portugal inaugurou ainda o Golabs.IoT, um dos pilares fundamentais do seu ecossistema de desenvolvimento e implementação de serviços para redes 5G, o qual foi caracterizado no momento do seu lançamento como um conceito completamente diferente e inovador dos laboratórios atuais, por ser baseado no conceito de "laboratório aberto” e potenciador de um contexto de desenvolvimento e de trabalho cooperativo entre operadores, startups, comunidade académica e indústria.