PT reconhecida como referência mundial em IPv6

·         Portugal é o 7º país do mundo com maior utilização deste protocolo de Internet e mais de 99% das sessões Internet em IPv6, são feitas por clientes empresariais e residenciais da PT;

·         Rápido crescimento da Internet, do número de utilizadores e equipamentos ligados levou à criação de um novo protocolo de IP que garanta um acompanhamento sustentável desta evolução e um número de endereços suficiente para esse crescimento.

Lisboa, 19 de janeiro 2017

A PT foi reconhecida como uma referência mundial em IPv6, pelo IPv6 Fórum – entidade que promove o desenvolvimento e a adoção do Protocolo IPv6 a nível mundial – pela adoção de uma estratégia exemplar na implementação deste novo protocolo de internet, fazendo de Portugal o 7º país do mundo com maior utilização de endereços desta natureza, com mais de 33% da utilização de internet da PT a ser feita através de IPv6.

O rápido crescimento da Internet a nível mundial e da utilização massiva de dados móveis e fixos, criou um enorme desafio: que o crescimento fosse garantido sem descontinuidades. Com o número de utilizadores que acedem à internet e o número de websites criados a exceder o número de endereços IP existentes - elemento identificador único de um endereço na internet - tornou-se necessário introduzir um novo protocolo de IP, para dar sequência ao IPv4.

Mais informações no documento em anexo.

Legenda da foto em anexo: Alexandre Fonseca, CTO da PT e Latif Ladid, Presidente do IPv6 Forum