Inauguração do novo espaço da Associação Nacional de Intervenção Precoce (ANIP)

A ANIP é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) de âmbito nacional, sedeada provisoriamente no Hospital Pediátrico de Coimbra, que tem como objecto a implementação de todas as acções relacionadas com a Intervenção Precoce (IP), destinadas a crianças, dos 0 aos 6 anos, com necessidades especiais e suas famílias, nas suas vertentes assistenciais, de formação, apoio social, investigação e divulgação de boas práticas. " Dr. Luis Borges (presidente da ANIP)

A Associação Nacional de Intervenção Precoce (ANIP) nasceu no ano de 1998, com o objetivo de disseminar as Boas Práticas na Intervenção Precoce (IP), a nível nacional. Como instituição dedicada exclusivamente à área da Intervenção Precoce, teve como berço a experiência exemplar do Projeto Integrado de Intervenção Precoce de Coimbra (PIIP – Coimbra).

Este projeto foi fruto da vontade manifestada por um grupo de profissionais de coordenarem diversos serviços com o objetivo principal de criar uma estrutura capaz de cobrir as necessidades de Intervenção Precoce (IP) no distrito de Coimbra. Envolvendo serviços de saúde, educação e segurança social e usando os recursos existentes na comunidade,  surgiu em 1989 no centro de Portugal, no distrito de Coimbra . Esta articulação de serviços, que dura até aos dias de hoje, teve como principal objetivo desenvolver um programa coordenado, inter-serviços e transdisciplinar, usando os recursos da comunidade, com vista à prestação de um serviço de Intervenção Precoce adequado às necessidades das crianças com problemas de desenvolvimento ou em risco de, e que assegure uma intervenção centrada na família.

O PIIP – Coimbra foi precursor de um Modelo Intersectorial único, conhecido nacional e internacionalmente pelos seus resultados positivos e foi considerado por peritos nacionais e internacionais como o “estado da arte” da Intervenção Precoce, contendo todos os elementos críticos que asseguram um programa de Qualidade. A estrutura “inventada” em Coimbra, validada pelos seus resultados positivos, refletia o consenso internacional sobre Boas Práticas em Intervenção Precoce (IP) e foi replicada em diversos pontos do país, tendo servido de exemplo para a construção da legislação nacional e para a visibilidade que a IP nacional tem junto de parceiros internacionais.No entanto, as responsabilidades dos criadores do PIIP alargaram-se e por compromisso assumido entre todos, no âmbito do primeiro Acordo de Cooperação foi estabelecido o objetivo de criar uma Associação que permitisse disseminar as Boas Práticas e os princípios preconizados numa Intervenção Precoce de Qualidade. Foi neste contexto que surgiu a ANIP, como associação, no ano de 1998.

A ANIP foi reconhecida em 2000 como Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS). Tem, atualmente, cerca de 50 colaboradores.

No próximo dia 19 de dezembro de 2016, pelas 18h30, a ANIP inaugurará um novo espaço, que será a sua nova sede, sita na Praceta Padre José Anchieta, lote 5, R/C, loja C, 3000-319 Coimbra. Este novo espaço agregará algumas das estruturas da ANIP, nomeadamente  a Direção, a Formação e  o CAIPDV. As restantes estruturas mantêm-se noutros espaços.

Neste dia estarão presentes os fundadores, parceiros e colaboradores da ANIP para a inauguração seguida de um Welcome drink, comemorando um marco importante na história da ANIP.

Tags:

Sobre nós

IPSS especializada em Intervenção Precoce (IP), que nasceu no ano de 1998, com o objetivo de disseminar as Boas Práticas na IP, a nível nacional.