Projeto +Abraço – 1 ano de intervenção

A Associação Abraço apresenta amanhã, 28 de outubro, às 17h30, no Hotel Meliã Ria Aveiro , os resultados dos testes rápidos efetuados ao longo de um ano no distrito de Aveiro. Para além da apresentação dos resultados, a Associação Abraço convida os parceiros do território para promover uma reflexão e debate sobre como potenciar sinergias para se atingirem os objetivos previstos pela UNAIDS.

Importa referir que a equipa do Projeto +Abraço Aveiro, financiado pela Direção Geral de Saúde, tem como objetivo principal o diagnóstico precoce do VIH/Sida e outras IST’s e acaba de terminar o primeiro ano de intervenção no Distrito de Aveiro, o 5º distrito de Portugal com mais casos de infeção diagnosticados. Nesse período realizou um total de 655 testes rápidos para o VIH/Sida e 436 testes rápidos da Sífilis, com 2 resultados positivos para o VIH e 6 positivos para a Sífilis.

A apresentação dos resultados está marcada para amanhã e contará com a presença do Vereador Dr. Miguel Capão Filipe – Câmara Municipal de Aveiro, o Dr. Tiago Teixeira – Médico de Doenças Infeciosas do Centro Hospitalar Vila Nova de Gaia/Espinho e a Dr.ª Joana Bettencourt – Técnica Superior da Direção de Serviços de Prevenção da Doença e Promoção da Saúde da DGS, farão parte do grupo de comentadores dos resultados apresentados.

O desafio é lançado a nível mundial pela UNAIDS, terminar com a epidemia da SIDA. Desafia todas as autoridades e agentes da área a contribuírem para a meta dos 90-90-90, que se traduz em 90% das pessoas infetadas por esse vírus sejam diagnosticadas, 90% das pessoas infetadas iniciem tratamento e, 90% das pessoas infetadas em tratamento atinjam a supressão da carga vírica. Portugal ainda apresenta um longo caminho a percorrer, estimando-se que 1 em 3 pessoas infetadas não estão diagnosticadas e, com taxa de diagnósticos tardios, pessoas infetadas sem conhecimento do seu estado serológico durante anos, a rondar os 40%.

Tags:

Associação de apoio a doentes portadores do vírus HIV/Sida.