SEMANA MUNDIAL DA OPTOMETRIA 2018

SEMANA MUNDIAL DA OPTOMETRIA 2018

Compromisso Global da OMS Visa Reduzir em 25% Cegueira e

Deficiência Evitável até 2019

De 18 e 24 de Março de 2018, celebra-se a Semana Mundial da Optometria, no conjunto da comemoração do Dia Mundial da Optometria, no dia 23 de Março. A Associação de Profissionais Licenciados de Optometria (APLO) assinala a data em Portugal relembrando o Compromisso Global da Organização Mundial de Saúde (OMS) para reduzir a cegueira e deficiência evitável em 25% até 2019.

A Semana Mundial da Optometria, assinalada de 18 a 24 de Março, é o mote para uma reflexão sobre a importância da maior classe profissional de prestadores de cuidados para a saúde da visão em Portugal, com mais de 1.100 membros reunidos na Associação de Profissionais Licenciados de Optometria (APLO).

Apesar dos 2 milhões de consultas de Optometria e dos 1.563 Licenciados de Optometria já formados em Portugal, segundo a Agência Internacional para a Prevenção da Cegueira (IAPB), Portugal é um dos 3 países europeus onde o acesso à profissão de Optometrista não está regulamentado e onde os Optometristas ainda não estão integrados no Serviço Nacional de Saúde.

De acordo com dados do IAPB, existem cerca de 285 milhões de pessoas com deficiência visual, sendo que, 90% das quais, vive em países em desenvolvimento e quatro em cada cinco destes casos seriam evitáveis se tivessem acesso atempado a uma consulta com um optometrista e respetivos cuidados médicos.

Face à falta de regulamentação da profissão em Portugal, atualmente, existem centenas de casos em que o indivíduo que presta cuidados optométricos não tem habilitação para o fazer. Nas palavras de Raúl Alberto de Sousa, Presidente da APLO “Isto representa perigo para a saúde pública, permitindo que qualquer pessoa se intitule e execute atos optométricos como a prescrição de lentes oftálmicas e diagnóstico de problemas visuais. Esta situação mantém-se apesar do conhecimento dos Governos, Assembleia da República e Ministérios da Saúde desde há 30 anos até à data, prolongando até hoje, o incumprimento das duas resoluções da Assembleia da República que recomendam ao Governo a regulamentação da profissão de Optometrista, de 2012 e 2013.”

Em 2014 todos os estados-membros da Organização Mundial de Saúde (OMS) assinaram um compromisso global, intitulado “Saúde de Visão Universal”, com o objetivo de reduzir em 25% a cegueira e deficiência evitável até 2019. Este compromisso implicava a implementação de planos nacionais para a saúde da visão, com medidas como a inclusão de cuidados de visão no Sistema Nacional de Saúde, a formação de mais profissionais qualificados como oftalmologistas, enfermeiras e optometristas e a garantia de que todas as camadas da população conseguem ter acesso a consultas de optometria [especialidade dos cuidados primários da saúde visual].

“A manutenção do incumprimento deste compromisso lesa gravemente a saúde da visão dos portugueses e resulta nas trágicas e enormes listas de espera para consulta hospitalar em serviço de Oftalmologia.” explica o Presidente da Associação de Profissionais Licenciados de Optometria.

A APLO assinala assim a Semana Mundial da Optometria relembrando a importância do acesso atempado a cuidados primários de saúde visual, como principal ferramenta para a redução da deficiência e cegueira evitável em Portugal.

Tags: