PRÉMIOS CÓRTEX 2015 - FESTIVAL DE CURTAS METRAGENS DE SINTRA

Foi na cerimónia de encerramento da 5ª edição do Festival Córtex, que se realizou dia hoje, 15 de fevereiro, às 18h, no Centro Olga Cadaval, em Sintra, que se anunciou os filmes vencedores do Festival.

O júri, composto pelo realizador  Manuel Mozos , a atriz  Margarida Vila-Nova , o ator  Filipe Vargas  e a atriz e deputada  Inês de Medeiros , escolheu “ Coisa de Alguém" , de Susanne Malorny, como melhor filme da Competição Nacional. "Este prémio vai para um primeiro filme de um realizador que consegue tornar-se invisível no quotidiano real e daí reconstruir um espaço humano sem nunca pôr de lado o humor que o lado trágico de uma perda pode dar", afirma o júri.

O júri atribuiu o prémio da competição internacional a um filme "onde o olhar prático e a sensabilidade na mise-en-scene e direção de atores se destaca, esse filme é " Mur" , de Andra Tévy."

Foram ainda atribuídas duas menções honrosas ao filmes “ Fúria ”, de Diogo Baldais  e a curta de animação “ Três Semanas em Dezembro ”, de Laura Gonçalves.
Na secção Mini-Córtex, filmes destinados ao público infantil, foi premiado a curta de animação “ Foi o Fio ”, da realizadora Patrícia Figueiredo.  José Jorge Duarte  e  a professora  Filipa Gonçalves  de uma escola do ensino básico de Sintra, e um  aluno  da sua instituição foram o júri desta secção.
Nesta edição do Córtex, também o público teve a possibilidade de votar. “ Não são favas, são Feijocas ”, um documentário de Tânia Dinis, ganhou assim o Prémio do Público.

Os diretores do Córtex, José Chaíça e Michel Simeão, anunciaram ainda as datas para a próxima edição, que se vai realizar de 25 a 28 fevereiro de 2016.

Tags:

Entidade dedicada às artes e cultura.