• Astellas Farma Portugal/

Astellas recebe a Aprovação Europeia de XTANDI™ (enzalutamida) para tratamento de Homens Adultos com Cancro da Próstata Não Metastático Resistente à Castração de Alto Risco

Os resultados do ensaio clínico PROSPER mostram uma sobrevivência livre de metástases (MFS) mediana de 36,6 meses para a enzalutamida mais terapêutica de privação androgénica (ADT) vs. 14,7 meses para os homens que receberam placebo mais ADT1

A Astellas Pharma Inc. (TSE: 4503, Presidente e CEO: Kenji Yasukawa, Ph.D., “Astellas”) anunciou que a Comissão Europeia (CE) aprovou uma nova indicação de XTANDI (enzalutamida) para o tratamento de homens adultos com cancro da próstata não metastático resistente à castração (CPnmRC) de alto risco,,2 tornando- o num dos primeiros tratamentos aprovados para esta fase crítica da doença, atualmente associada a uma importante necessidade médica não satisfeita. A enzalutamida foi aprovada pela primeira vez pela CE em junho de 2013 e já se encontra indicada para o tratamento de homens adultos com CRPC metastático, assintomáticos ou ligeiramente sintomáticos, após o insucesso da terapêutica de privação androgénica (ADT), para os quais a quimioterapia ainda não é clinicamente indicada, ou cuja doença progrediu durante ou após o tratamento com docetaxel.2

A aprovação baseou-se nos resultados do estudo clínico de fase 3 PROSPER que avaliou a enzalutamida mais ADT vs. placebo mais ADT em doentes com CPnmRC e aumento rápido dos níveis de antigénio específico da próstata (PSA) , conforme definido por um tempo de duplicação do PSA igual ou inferior a 10 meses e um nível inicial do PSA ≥ 2ng/ml.1,2

“Esta nova aprovação é um progresso importante para os homens com CPRC, que agora têm a enzalutamida como opção de tratamento independentemente de possuírem doença metastática detetável,” afirmou Bernhardt G. Zeiher, M.D., Chief Medical Officer da Astellas. “Estamos empenhados em trabalhar com as autoridades de saúde de toda a Europa para assegurar que a enzalutamida é disponibilizada assim que possível a todos os homens com CPnmRC de alto risco.”

A Autorização de Introdução no Mercado da CE para a enzalutamida aplica-se aos 28 países-membros da União Europeia (UE) e Islândia, Noruega e Liechtenstein.

NOTAS AOS EDITORES

Sobre o Ensaio PROSPER

O PROSPER é um ensaio clínico de fase 3, em dupla ocultação, controlado com placebo realizado em 300 centros de 32 países que aleatorizou 1.401 doentes com cancro da próstata não metastático resistente à castração (CPnmRC) e um tempo de duplicação do antigénio específico da próstata (PSA) igual ou inferior a 10 meses, 2:1 para receberem enzalutamida uma vez por dia mais terapêutica de privação androgénica (ADT) (n=933) ou placebo mais ADT (n=468), respetivamente.1

O estudo atingiu o seu objetivo de avaliação primário de sobrevivência livre de metástases (MFS). A MFS mediana foi de 36,6 meses para os homens que receberam enzalutamida mais ADT, em comparação com 14,7 meses com placebo  mais  ADT  (n=1.401;  HR=0,29  [IC  95%:  0,24–0,35];  p<0,001).1>

Os objetivos secundários incluíram um atraso estatisticamente significativo no tempo mediano até à primeira utilização de nova terapêutica antineoplásica de 39,6 vs.17,7 meses; HR=0,21 [IC 95%: 0,17–0,26]; p<0,001>

Os efeitos adversos mais frequentes de qualquer grau ≥10% nos doentes a receber enzalutamida e ADT vs. placebo e ADT foram: fadiga (33% vs. 14%), afrontamentos (13% vs. 8%), hipertensão (12% vs. 5%), náuseas

(11% vs. 9%), quedas (11% vs. 4%), tonturas (10% vs. 4%) e diminuição do apetite (10% vs. 4%).1 Estes resultados foram publicados na edição de junho de 2018 do New England Journal of Medicine.1

Sobre o Cancro da Próstata

O cancro da próstata é o diagnóstico de cancro mais frequente em homens na União Europeia (UE), com 375.842 novos casos de cancro da próstata previstos para este ano na UE, sendo responsável por cerca de 23,2% de todos os cancros nos homens em 2018.4 Diversos estudos sugerem que, no período de cinco anos após o diagnóstico, 10-20% dos homens com cancro da próstata desenvolvem CPRC.5

O CPRC refere-se ao subconjunto de homens cujo cancro da próstata progride apesar de níveis de testosterona compatíveis  com  a  castração  (ou  seja,  inferiores  a  50  ng/dl).6     CPnmRC  significa  que  não  existe  evidência clinicamente detetável de que o cancro se espalhou para outras partes do corpo (metástases), e que existe um aumento do nível do PSA.6 Os homens com CPnmRC de alto risco apresentam um rápido aumento dos níveis de PSA, conforme definido por um tempo de duplicação do PSA igual ou inferior a 10 meses e um nível inicial de PSA

≥ 2ng/ml.2 A mediana da MFS ósseas nos homens com CPnmRC varia entre 25 e 30 meses.1,7,8

Sobre a Enzalutamida

A enzalutamida é um inibidor oral da via de sinalização dos recetores de androgénio, de toma única diária. A enzalutamida tem como alvo direto os recetores de androgénio (RA) e exerce os seus efeitos em três passos da via de sinalização dos RA:2

• Inibe a ligação ao androgénio: A ligação ao androgénio induz uma alteração conformacional que desencadeia a ativação do recetor2
  • Previne a translocação nuclear: A translocação dos RA para o núcleo é um passo essencial na regulação genética mediada pelos RA2
  • Compromete a ligação ao DNA: A ligação dos RA ao DNA é essencial para a modulação da expressão genética2

Informação de Segurança Importante da Enzalutamida

Para Informação de Segurança importante sobre a enzalutamida, é favor consultar o Resumo de Características do Medicamento em: https://www.medicines.org.uk/emc/product/3203

Sobre a Astellas

A Astellas Pharma Inc., sediada em Tóquio, no Japão, é uma empresa dedicada à melhoria da saúde das pessoas em todo o mundo através do fornecimento de produtos farmacêuticos inovadores e de confiança. Para mais informações, é favor visitar o nosso website em https://www.astellas.com/en.

Sobre a Astellas Pharma Europe Ltd.

A Astellas Pharma Europe Ltd. opera em 40 países em toda a Europa, Médio Oriente e África e é uma subsidiária da Astellas Pharma Inc., sediada em Tóquio. A Astellas é uma companhia farmacêutica dedicada à melhoria da saúde das pessoas em todo o mundo através do fornecimento de produtos farmacêuticos inovadores e de confiança. O foco da organização é a disponibilização de excelente I&D e marketing para continuar a crescer no mercado farmacêutico mundial.

Sobre a Colaboração Pfizer/Astellas

Em outubro de 2009, a Medivation, Inc., que agora pertence à Pfizer (NYSE:PFE), e a Astellas (TSE: 4503) celebraram um acordo global com vista ao desenvolvimento e comercialização conjunta da enzalutamida. As empresas comercializam a enzalutamida em conjunto nos Estados Unidos e a Astellas é responsável pelo fabrico e todos os procedimentos regulamentares adicionais a nível global, para além de comercializar a enzalutamida fora dos Estados Unidos.

Declaração Prospetiva da Astellas

Neste comunicado de imprensa, todas as declarações relacionadas com os atuais planos, estimativas, estratégias e crenças, e outras declarações que não são factos históricos, são declarações prospetivas sobre o futuro desempenho da Astellas. Estas declarações baseiam-se em atuais pressupostos e crenças com base na informação atualmente disponível e envolvem riscos conhecidos e desconhecidos e incertezas. Uma série de fatores poderão fazer com que os resultados reais sejam significativamente diferentes dos discutidos nas declarações prospetivas. Esses fatores incluem, mas não estão limitados a:

(i) alterações das condições económicas em geral e das leis e regulamentos relacionados com mercados farmacêuticos, (ii) oscilações das taxas de câmbio, (iii) atrasos no lançamento de novos produtos, (iv) incapacidade da Astellas vir a comercializar de forma eficaz produtos novos e existentes, (v) incapacidade da Astellas continuar a investigar e a desenvolver de forma eficaz produtos aceites pelos clientes em mercados altamente competitivos e (vi) violação dos direitos de propriedade intelectual da Astellas por parte de terceiros.

A informação sobre produtos farmacêuticos (incluindo produtos atualmente em desenvolvimento), incluída neste comunicado de imprensa não pretende ser uma forma de publicidade ou aconselhamento médico.