Futuro do automóvel também passa pelos serviços de carpool e carsharing

Adquirir um automóvel tem sido, ao longo das últimas décadas, um dos principais planos dos consumidores. A própria caraterização da malha citadina teve como consequência o crescimento das populações nas áreas suburbanas das principais cidades, o que obrigou à crescente utilização do carro na deslocação casa-trabalho ou casa-escola dos filhos.

No entanto, os novos tempos trazem novas mentalidades, práticas e exigências. E a ideia de posse em relação a um veículo automóvel é cada vez menos unânime, ainda que a maioria dos consumidores a continue a eleger. O estudo do Observador Cetelem 2018 para o setor automóvel verifica que 3 em cada 4 europeus associam os próximos tempos ao crescimento do carpool e do carsharing de uma viatura, imaginando um futuro em que o automóvel passará a ser também um serviço.

O Observador Cetelem Automóvel 2018 quis ainda saber se os novos modos de aquisição e de utilização de um automóvel trarão repercussões quanto à fidelidade a uma marca. Neste caso, apenas 35% dos portugueses consideram que os serviços de partilha de carro e boleia resultarão numa menor fidelização. No caso da média do estudo, o valor não é muito superior ao registado no nosso país, apenas mais 6 pontos percentuais. Os automobilistas turcos (51%) e os italianos (50%) são aqueles que mais acreditam que os novos modos de mobilidade trarão consequências na fidelidade às marcas, enquanto os alemães (28%) se assumem como os mais céticos a esse respeito.

Questionados relativamente à possibilidade do carpool vir a contribuir para a futura compra de um veículo de uma marca automóvel que os portugueses não tivessem pensado sequer adquirir, 48% dos inquiridos nacionais afirmam que poderão vir a fazê-lo. A média entre os 15 países analisados regista, no entanto, ainda maior abertura à opção por novas marcas devido à influência do carpool, cerca de 52%.

Refira-se que as novas experiências no modo de utilização de um carro representam o principal motivo para os inquiridos nacionais questionarem a sua relação com uma marca, 76%. Com menos 7 pontos percentuais, de destacar ainda a vontade de descoberta de novas marcas e as novas mobilidades, como potenciais catalisadores de infidelidade automóvel.

Para Pedro Nuno Ferreira, Diretor Automóvel do Cetelem, “um dos pontos mais interessantes deste estudo prende-se com a perceção dos automobilistas em relação ao futuro do automóvel, cada vez menos um objeto de posse e mais de partilha. É uma tendência que resulta de uma crescente preocupação com a sustentabilidade ambiental, sobretudo pelas gerações mais novas, e que poderá resultar num novo paradigma. Este é, no entanto, um cenário que teremos de acompanhar, nomeadamente o seu desenvolvimento e os impactos que terá, por exemplo, na compra de veículos elétricos”.

Pode descarregar o estudo completo em: https://we.tl/Pt1HfNnm53

As análises económicas e de marketing, bem como as previsões para o Observador Cetelem Automóvel 2018 foram realizadas em colaboração com a empresa de estudos e consultoria C-Ways (www.c-ways.com). As entrevistas no terreno foram conduzidas pela Kantar TNS, entre 28 de agosto e 21 de setembro de 2017, na África do Sul, Alemanha, Bélgica, Brasil, China, Espanha, Estados Unidos, França, Itália, Japão, México, Polónia, Portugal, Reino Unido e Turquia. No total, foram inquiridos pela CAWI mais de 10.600 proprietários de uma viatura pessoal comprada nova ou usada nos últimos cinco anos. Estes indivíduos, com idades compreendidas entre 18 e 65 anos, foram retirados de uma amostra nacional representativa de cada país. A representatividade da amostra é assegurada pelo método de quotas (sexo, idade).

Sobre o Cetelem

Cetelem é a marca do Banco BNP Paribas Personal Finance e está presente em Portugal desde 1993. Líderes europeus, estamos presentes em 30 países de 4 continentes, empregando mais de 28 mil pessoas.

Em Portugal contamos com cerca de 650 colaboradores e servimos mais de 1,2 milhões de clientes e mais de 2800 parceiros de negócio. Cartões de crédito, crédito pessoal, soluções automóvel e seguros são os principais produtos comercializados pelo Cetelem e estão disponíveis aos consumidores no site, por telefone e nos estabelecimentos comerciais dos principais players da distribuição especializada em Portugal, além de serem disponibilizados nas nossas lojas em Vila Nova de Gaia e no Centro Comercial Colombo, em Lisboa.

Para mais informações:

ATREVIA – 21 324 0227 | 96 346 1291