Banco Best fecha 2014 com Resultado Líquido de 6,8 milhões de euros

O Banco Best registou, em 2014, um resultado líquido de 6,8 milhões de euros e um aumento de 2,3% dos ativos sob gestão, ultrapassando os 2,35 mil milhões de euros. Esses valores têm especial significado num ano que foi marcado pela conhecida convolução que afetou o seu acionista maioritário. Estes resultados foram ainda acompanhados pelo aumento dos depósitos de Clientes em 8% e pela obtenção dum rácio Core Tier 1 que se fixou acima de 27%, comprovando a solidez do Banco.

“A independência, quer da oferta quer da gestão, bem como a estratégia diferenciadora assente na inovação e no serviço holístico baseado em tecnologia state-of-the-art, mas sempre de proximidade com os Clientes, ditaram os resultados positivos”, refere Isabel Ferreira, CEO do Banco Best. “Num ano conturbado, marcado pela resolução do seu acionista maioritário, o Banco reforçou a sua solidez e viu também reforçada a confiança junto dos Clientes e do mercado em geral”, conclui.

Os resultados anuais expressam a boa performance em várias áreas de negócio, nomeadamente quanto ao stock de fundos de investimento estrangeiros, que cresceu 29%, tendo o volume global em fundos de investimento ultrapassado os 1.000 milhões de euros. Esta dinâmica sublinha o caráter independente da oferta e a procura por parte dos Clientes de ativos não correlacionados com o risco nacional para diversificação das suas carteiras de investimento. Adicionalmente, o número de Clientes aumentou 5,2%, tendo ultrapassado os 82.000. De ressalvar que na vertente de atividade grossista (B2B) os Clientes institucionais, designadamente os internacionais, no que se incluem bancos de grande dimensão, reforçaram a sua relação e atividade ao longo do ano.

A independência e solidez do Banco derivam também da sua estrutura acionista internacional - Saxo Bank, que manteve a sua participação de 25% - e está patente na manutenção da sua designação: BEST – Banco Eletrónico de Serviço Total, S.A., continuando o desiderato de transformar o nome na própria essência do Banco e no seu alvo aspiracional omnipresente.