BICMINHO LANÇA CAMPANHA SOLIDÁRIA ‘TENS LATA PARA AJUDAR A COMBATER A FOME?’

Árvore de Natal será construída pelos alunos do Curso de Design de Produto da Universidade do Minho e ficará exposta no Instituto de Design

Neste Natal, o BICMINHO, em parceria com a Câmara Municipal de Guimarães e o Instituto de Design, lança uma campanha solidária de combate à fome. Esta campanha consiste na recolha de alimentos enlatados até ao próximo dia 21 de dezembro, nas instalações do BICMINHO em Braga e em Guimarães.

À medida que forem recolhidos os alimentos enlatados, e com o envolvimento dos alunos do curso de Design de Produto da Universidade do Minho e do Bar da Ramada, será construída uma Árvore de Natal que ficará exposta no Instituto de Design. No dia 6 de janeiro de 2017, os alimentos recolhidos serão entregues à Cruz Vermelha Portuguesa de Guimarães.

A Delegação de Guimarães da Cruz Vermelha Portuguesa foi criada em 1980 e tem vindo a intervir junto da comunidade que está exposta a situações que ameaçam a sua sobrevivência com dignidade, nomeadamente a ausência ou insuficiência de condições sociais e económicas. Tem assumido igualmente uma participação ativa em situações de emergência/socorro e transporte de doentes na sua área de intervenção.

O BICMINHO – CENTRO EUROPEU DE EMPRESAS E INOVAÇÃO é uma instituição sem fins lucrativos, certificada pela União Europeia com o EU-BIC para a promoção do Empreendedorismo e da Inovação, através do apoio à criação de novas empresas e à modernização e internacionalização das PME.

Com 15 anos de atividade, o BICMINHO atua ao serviço do interesse público da região e do país, tendo já apoiado a criação de mais de 229 novas empresas, com uma taxa de sucesso de 92%, responsáveis pela criação de mais de 3.000 novos empregos e de um volume de negócios global estimado em 2015 superior a 35 milhões de euros. Na área da Inovação Empresarial e Internacionalização o BICMINHO apoiou mais de 600 PME, que empregam mais de 8.650 trabalhadores em termos globais representam mais de 650 milhões de euros de volume de negócios, das quais 170 foram apoiadas ao nível da internacionalização.

O conceito EU-BIC (European Union Business and Innovation Centre) é um caso de sucesso com mais de 30 anos da intervenção da União Europeia. Criados em meados da década de 80 pela DG REGIO (então DG XVI), os EU-BIC são um exemplo clássico de como as atividades financiadas pela União Europeia podem e devem ter um impacto concreto no crescimento económico e no aumento da competitividade europeia. Em termos globais, os mais de 150 EU-BIC criaram milhares de novos negócios e dezenas de milhares de novos empregos qualificados e sustentáveis.

A EBN – European BIC Network (www.ebn.eu) é uma associação internacional representativa de mais de 250 EU-BICSs certificados pela União Europeia e centros de empreendedorismo, incubadoras e centros d einovação estabelecidos em todo o Mundo, em especial na Europa. Parte da missão da EBN é juntar todos os atores-chave do Ecossistema Europeu de Inovação para a troca de conhecimento e partilha de experiências, e bem assim, intensificar o estimulo económico e o networking inteligente.

A rede dos mais de 150 EU-BIC apoiaram em 2013 em termos globais 12.300 empreendedores que deram origem à criação de 3.000 novas empresas, com uma taxa de sucesso de 90%, e ajudaram a captar cerca de 284 milhões de euros em investimento, incluindo financiamento público, bancário e de risco. Geraram cerca de 13.000 novos empregos em start-ups e PME, com um investimento público muito eficiente de cerca de 8.800 euros por cada emprego criado. http://ebn.eu/sharedResources/users/59/Infographics_EBN_2014.pdf.

Mais informação em www.bicminho.eu