MUNICÍPIO DE TERRAS DE BOURO E BICMINHO JUNTOS PARA APOIAR NOVOS NEGÓCIOS

Empreendedorismo e Competitividade foram as palavras-chave numa sessão que deu a conhecer os novos apoios e incentivos disponíveis para a criação de empresas e captação de investimento.

É possível criar com sucesso um negócio próprio de base local e atrair investimento para a região. Esta foi a principal conclusão do workshop “Empreendedorismo e Competitividade em Terras de Bouro”, desenvolvido no passado dia 15 de outubro pelo BICMINHO com a colaboração da Câmara Municipal, e que reforçou a parceria entre as duas entidades para a promoção conjunta do empreendedorismo na região.

Apesar das dificuldades que atravessamos, temos no nosso concelho condições naturais únicas e recursos endógenos de elevado potencial favoráveis ao lançamento de novos negócios e ao investimento externo’, referiu Joaquim Cracel, Presidente do Município, com destaque para os sectores do Turismo e Bem-Estar, Agricultura e Produtos Tradicionais, Ambiente e Paisagem, e Cultura e Património.

O autarca realçou ainda a aposta na promoção do desenvolvimento económico que tem vindo a ser desenvolvida no concelho e o compromisso assumido com todos os empreendedores. ‘Queremos materializar os vossos projetos, por isso temos isenção de taxas, uma taxa de IMI mínima, instalação em curso de rede fibra ótica, lotes a “preços e saldo” para fixar jovens no concelho, captar empresas para a região e, consequentemente, cria mais postos de trabalho’, afirmou.

Nuno Gomes, Administrador Executivo do BICMINHO, enalteceu a forte adesão a esta iniciativa, que visou promover o empreendedorismo de base local, e lembrou a importância destes encontros para a divulgação de apoios e incentivos ao dispor das empresas existentes e das start ups prestes a nascer.

‘A chave do sucesso dos novos projetos empresariais está sobretudo na atitude e espírito empresarial dos empreendedores’, referiu Nuno Gomes. O Administrador Executivo do BICMINHO destacou as condições favoráveis à iniciativa empresarial e ao investimento existente em Terras de Bouro, nomeadamente a riqueza dos seus recursos naturais, a existência de pessoas qualificadas e empresas de referência do concelho, e todos os fatores imateriais ligados à marca “Gerês”, como é o caso da tradição, bem-estar, artesanato, áreas protegidas e património histórico e etnográfico.

Nuno Gomes realçou também, com especial importância, os resultados e apoios do BICMINHO, enquanto instrumento certificado pela Comissão Europeia de apoio aos empreendedores e às empresas. ‘Os empreendedores apoiados pelo BICMINHO têm sempre os nossos profissionais a chamar a atenção para os problemas, mas também para ajudar a definir uma estratégia, a controlar a faturação, a tesouraria, ordenados, tudo. É esse apoio técnico à gestão que faz com que o empreendedor seja organizado e a monitorização do seu negócio seja eficaz, permitindo assim que o BICMINHO registe uma taxa de sucesso dos novos negócios de 93%’, concluiu.

No decorrer desta sessão, o Presidente da Câmara Municipal de Terras de Bouro, Joaquim Cracel, anunciou que o Município está a trabalhar intensamente com o BICMINHO no sentido de criar um balcão de atendimento técnico e especializado de apoio aos empreendedores e empresas do concelho, para os ajudar a realizar candidaturas de projetos a fundos europeus no próximo quadro comunitário de apoio Portugal 2020.

O workshop contou ainda com os testemunhos de três empreendedores de sucesso da região. João Fernandes do Hostel Gerês, Paulo Pinto da Smart Globe e Pedro Rodrigues da VermiSOLVE (vencedor do concurso de ideias de negócio Minho Empreende) deram conselhos, partilharam sucessos e angústias e lembraram os presentes que a escolha do parceiro ideal é fundamental para a concretização de um sonho num negócio próprio viável, desde a fase de avaliação do projeto, passando pela escolha dos incentivos até à conclusão do Plano de Negócios.

Neste evento participaram também como oradores Luís Macedo, Secretário Executivo CIM Cávado, José Mota Alves da ATHACA, Elsa Teixeira do IEFP, e Sara Machado, Gestora de projetos do BICMINHO, que apresentaram e sensibilizaram os presentes para os instrumentos e ferramentas de apoio e incentivo à criação de start-ups em Terras de Bouro.

De referir que esta iniciativa do BICMINHO está a percorrer vários concelhos da região com o objetivo de incentivar o empreendedorismo e a inovação junto dos empresários, no âmbito do projeto Minho Empreende – Competitividade e Empreendedorismo em Baixa Densidade, cofinanciado pelo programa ON.2 – O Novo Norte.

O território de intervenção corresponde ao espaço geográfico do Minho de baixa densidade, abrangido pelas Comunidades Intermunicipais do Alto Minho, Cávado e Ave, num total de 24 municípios. Os destinatários são: potenciais empreendedores inovadores; PME com necessidades de intervenção ao nível da inovação, da modernização e competitividade; e Empreendedores dos projetos complementares de natureza privada da EEC Minho In.