Montemor-o-Velho convida a viajar ao sonho de Natal no Castelo Mágico

Report this content

O castelo de Montemor-o-Velho, distrito de Coimbra, foi hoje palco da apresentação oficial do evento “Castelo Mágico – Uma viagem ao sonho de Natal!”, e contou com a presença de Emílio Torrão, Presidente da Câmara de Montemor-o-Velho, Tiago Castelo Branco, da Sociedade Lusa de Espetáculos e do grupo de empresas Braver, Alexandra Espiridião, da Escola de Circo Chapitô, e Catarina Reis, do Exploratório da Ciência Viva. A cerimónia de apresentação do evento contou ainda com a presença de um grupo de jornalistas.

O Município de Montemor-o-Velho promove, entre os dias 1 e 30 de dezembro, de quinta-feira a domingo, o evento “Castelo Mágico – Uma viagem ao sonho de Natal!”. Serão 18 dias de atividades e espetáculos dedicados a crianças, jovens, famílias, escolas e empresas, que pretendem colmatar a inexistência de um evento desta dimensão na proximidade, fazendo deste o maior parque temático de Natal no coração de Portugal.

Para o presidente da Câmara de Montemor-o-Velho, Emílio Torrão, “o Natal é uma época de sonhos e, além de estarmos a concretizar um sonho que era meu, também estamos a concretizar o sonho de muitas crianças e famílias que gostam do Natal”.

Prevê-se que o retorno do investimento no evento, na ordem dos 200 mil euros, seja atingido num futuro próximo, tendo em conta o feedback positivo do público em geral e, também, através das redes sociais oficiais do evento. Segundo Emílio Torrão, “as crianças vão sentir que este é um evento único, porque além da componente lúdica, congrega a componente pedagógica através da performance do Chapitô, das experiências com o Exploratório da Ciência e das personagens históricas de Montemor-o-Velho, que afirmam a identidade do local”.

A programação do evento destaca-se pela inovação, com um conjunto de atividades livres, como o Fun Park, a Praça de Neve, os insufláveis, a zona dos animais, que se aliam a uma diversidade do programa levada a efeito pelo Chapitô e o Exploratório da Ciência Viva.

Segundo Catarina Reis, do Exploratório, “existem duas grandes propostas”. “As experiências interativas, não só para crianças, mas também para adultos, e a estreia inédita do planetário móvel que, além da astronomia, leva a magia às crianças”.Por outro lado, Alexandra Espiridião afirma que o Chapitô propõe “trazer um projeto que tem como base a viagem, a descoberta, a invenção e o sonho. Mantemos os pés na terra em Montemor, com as personagens e identidade tão fortes do local, e, ao mesmo tempo permitimo-nos voar e sonhar para trazer um espetáculo surpreendente”.

Tiago Castelo Branco, da Sociedade Lusa de Espetáculos, sublinha ainda que o evento assume “a personagem do Pai Natal como sendo da maior relevância, pois transmite valores e a imagem de magia na cabeça das crianças”. O Castelo Mágico conta ainda com uma zona de Street Food e um Lounge Bar.

A componente social do evento também não foi esquecida. Para Emílio Torrão “houve uma preocupação da Câmara e da Sociedade Lusa de Espetáculos no sentido de proporcionar esta experiência às crianças mais necessitadas e com deficiências, oferecendo o bilhete de entrada”. Evidencia ainda a importância do desafio lançado a todas as crianças que visitem o Castelo Mágico para trazerem um brinquedo e o oferecerem às crianças carenciadas, em contrapartida da oferta do bilhete para entrada no planetário.

Tiago Castelo Branco deixa ainda um apelo ao público. “Vamos pedir às pessoas que visitem e tragam vida à vila, e que o comércio local se envolva, de forma a criar novas oportunidades de negócio a Montemor-o-Velho”, refere.

O evento, promovido pelo Município de Montemor-o-Velho e produzido pela Sociedade Lusa de Espetáculos, conta com a RFM e o jornal Diário de Coimbra como parceiros de comunicação, a Nickelodeon, como TV oficial, e o Exploratório da Ciência, o Chapitô e o Turismo Centro de Portugal, como parceiros oficiais.Os bebés entre os 0 e os 2 anos têm entrada gratuita. Crianças entre os 3 e os 12 anos pagam 5€, tal como os adultos com mais de 65 anos. Para jovens e adultos, entre os 13 e os 64 anos, a entrada custa 6€. Existem, ainda, preços especiais para grupos de mais de 20 pessoas (5€ por pessoa), escolas (3€ por pessoa com oferta de 2 adultos por turma) e empresas (que deverão enviar email para empresas@castelomagico.pt). A compra do bilhete permite o acesso a todas as atividades e espetáculos no recinto, à exceção do Planetário, que tem um custo extra de 0,50€ para as escolas, e 1€ para o público em geral (bilhetes à venda na entrada para o Planetário).