E OS VENCEDORES DOS TROFÉUS LUSO-FRANCESES 2016 SÃO…

Report this content

Aquatlantis, Caradonna, J. António da Silva, LIPOR e Xhockware conquistaram os cinco prémios.
O Troféu Especial do Júri foi entregue à Amorim & Irmãos.

A Câmara de Comércio e Indústria Luso-Francesa (CCILF) acaba de atribuir os Troféus Luso-Franceses 2016, galardões que visam distinguir as melhores empresas sediadas em Portugal e França em diferentes setores. O júri da 23.ª edição foi composto por representantes da AICEP, IAPMEI, Conselheiros do Comércio Exterior, empresários, patrocinadores e parceiros do evento.

A Aquatlantis, vencedora do Troféu Exportação Português 2016, é uma das maiores empresas mundiais de produção de aquários, exportando 97% da produção. França tem como destino cerca de 60% do volume de negócios, devido às vendas dos produtos e às prestações de serviço, sendo o principal mercado para esta empresa.

A J. António da Silva, mais conhecida por Jasil, ganhou o Troféu PME 2016. Com 68 anos de existência, a principal área de negócio centra-se no fabrico de peças de motor para motos, para motores, ultraleves, microcarros e kart, produzindo também peças para bicicletas elétricas. A Jasil possui também marca própria. A relação com o mercado francês iniciou-se em 1987, representando atualmente 45,6% do total de negócios.

O Troféu Investimento 2016 foi atribuído à Caradonna, pertencente ao Grupo francês Caradonna, pioneiro no domínio da segurança bancária. O fundador Caradonna Benito foi o responsável pela invenção do sistema de tintagem de notas, método de segurança devidamente patenteado, implementado em todo o mundo. O Grupo decidiu investir em Portugal em 2002, através da instalação de uma unidade de produção dedicada totalmente à exportação em Marco de Canaveses. Esta decisão permitiu à empresa um crescimento sustentado na ordem dos dois dígitos, nos últimos cinco anos. Emprega atualmente 122 funcionários numa moderna unidade de produção com uma área de 12.000 m², exportando 100% da sua produção para cerca de 72 países em todo mundo.

A Xhockware conquistou o Troféu Inovação 2016. Esta empresa tecnológica sedeada no Porto é focada no desenvolvimento de soluções inovadoras para retalho. O seu primeiro produto, o YouBeep, é uma solução de “mobile shopping e checkout” que permite acabar com as filas de espera, melhorar a experiência de compra em loja e agregar informação de compra única, que está a ser testada com bastante sucesso pelos principais retalhistas do mercado nacional, Lidl, Pingo Doce, Jumbo e Continente. De notar que a Xhockware foi uma das 20 empresas selecionadas para integrar o Launch pad na NRF Big Show 2016, o maior evento para tecnologia de retalho do mundo.
Por sua vez, o Troféu Desenvolvimento Sustentável 2016 pertence à LIPOR – Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto. De atuação a nível regional, esta empresa entende que o compromisso de desenvolvimento sustentável deve integrar as questões das alterações climáticas na sua estratégia de negócio. Por isso, adotou a estratégia LIPOR 3M – menos Resíduos, menos Carbono, mais Clima. A abordagem à sustentabilidade é complementar ao core business da LIPOR, refletida na visão da empresa “Onde quer que estejamos queremos ser marca de referência na área do ambiente”.
Já a atribuição do Troféu Especial do Júri 2016 coube à Amorim & Irmãos, uma empresa pertencente ao Grupo Amorim, líder mundial do setor da cortiça com a produção e comercialização de cerca de 30% da produção mundial de cortiça. A Amorim & Irmãos é a principal empresa da unidade de negócios rolhas da Corticeira Amorim, sendo a responsável pela liderança mundial que o Grupo detém, com a produção e comercialização de 4 mil milhões de rolhas de cortiça.

EMPRESAS VENCEDORAS DOS TROFÉUS LUSO-FRANCESES 2016

TROFÉU EXPORTAÇÃO PORTUGUÊS:
AQUATLANTIS

TROFÉU PME:
J. ANTÓNIO DA SILVA

TROFÉU INVESTIMENTO:
CARADONNA
TROFÉU INOVAÇÃO:
XHOCKWARE

TROFÉU DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL:
LIPOR – SERVIÇO INTERMUNICIPALIZADO DE GESTÃO DE RESÍDUOS DO GRANDE PORTO

TROFÉU ESPECIAL DO JÚRI:
AMORIM & IRMÃOS

www.ccilf.pt

Sobre a CCILF
Fundada em 1887, a Câmara de Comércio e Indústria Luso-Francesa é uma associação privada reconhecida como Utilidade Pública, com uma rede de cerca de 580 associados em Portugal e França. Implantada nos dois principais polos económicos do país, Lisboa e Porto, a CCILF, que celebra em 2016 o seu 129.º aniversário, tem como principal objetivo incrementar o comércio bilateral luso-francês e proporcionar um amplo leque de serviços a todas as empresas interessadas por um dos dois mercados, fomentando assim correntes de negócios duradouras. Além do apoio comercial, e sempre com o objetivo de facilitar as oportunidades de negócios entre os atores da comunidade empresarial luso-francesa e de permitir os intercâmbios de experiências e ideias entre profissionais de todos os setores de atividade, a CCILF anima um Clube de Negócios e oferece um vasto e diversificado programa de atividades – almoços, seminários, reuniões temáticas, soirées de Gala, cocktails, eventos desportivos, entre outros.

Tags: