5.ª edição do Silarca Festival do Cogumelo começa na sexta-feira

Começa na sexta-feira a 5.ª edição do Silarca Festival do Cogumelo, organização conjunta da Junta de Freguesia de Cabeça Gorda e da Câmara Municipal de Beja, a decorrer até domingo, dia 4 de março, na Cabeça Gorda. Valorizar os recursos endógenos existentes na região, em particular a Silarca - um cogumelo silvestre e a preservação, promoção e valorização do Cante Alentejano – Património Imaterial da Humanidade são os objetivos desta iniciativa que contará com a participação de 5 grupos corais infantis e de jovens, uma aposta forte no futuro do Cante, contributo para o reforço da nossa identidade regional.

O evento tem confirmados mais de 50 expositores em diferentes espaços do Festival e na sua área circundante, com exposição de produtos ligados à produção de cogumelos, ervas aromáticas, licores regionais, doçaria tradicional, bordados e costuras da nossa terra, bem como algum artesanato regional. A gastronomia à mesa no festival é um dos aspetos mais atrativos que ultrapassa largamente o espaço destinado para o efeito. Para além dos restaurantes/tasquinhas que estarão dentro da Tenda Micológica do Silarca Festival do Cogumelo, aderiram ao festival os restaurantes locais, que nestes dias contarão na sua ementa com petiscos e pratos típicos em que as silarcas são o ingrediente especial.
As dinâmicas do Silarca Festival do cogumelo também passam pela promoção da reflexão e do debate sobre a sustentabilidades destes importantes recursos naturais, bem como pela dinamização de um passeio micológico no parque biológico, a realização de conversas em torno dos cogumelos e de recursos silvestres, bem como a realização três showcookings de culinária com a presença do Chefe Leopoldo Calhau do CAFÉ Garret no Teatro D.ª Maria, de João Mata, finalista no Master Chef Junior de 2016, programa sobre culinária da TVI e um showcooking da Scobis que fará com produtos do PROVERE.
A feira do livro regressa este ano, promovida em parceria com a “Rota do Livro”, e terá livros subordinados à temática, bem como à literatura portuguesa no geral contando com a presença de vários autores.

Nesta 5.ª edição a animação de rua com a presença do grupo de percussão da cidade de Beja “Rufar e Bombar” e do grupo de Almodôvar “Maravilhas do Alentejo” irão percorrer algumas das ruas e cafés da Cabeça Gorda. Novidade no programa deste ano é a realização de um passeio refrescante cheio de odores e palavras sábias de alguns dos convidados, na companhia dos nossos sempre fiéis amigos caninos. Em ambiente criado em torno destas duas temáticas procuraremos fomentar a partilha e o incremento do conhecimento sobre os dois temas.

A colaboração do Movimento Associativo com várias iniciativas organizadas contribuem para um programa diversificado, participativo e envolvente, destacando a exposição do Museu de brinquedos tradicionais em madeira de Rogério Fialho que será outro atrativo do certame.
Em termos musicais a aposta é nos grupos do nosso Alentejo e de âmbito nacional, que será a aposta desta edição. O Cante Alentejano marcará presença no Silarca Festival do Cogumelo, este ano dedicado ao Cante Jovem, com a presença do Grupo Coral da Vidigueira, Grupo Coral Bafos de Baco, Grupo Coral “Os Discípulos” e Grupo Coral os Moços da Aldêa. O projeto Herança com Raízes das crianças da escola Mário Beirão, também marcará presença. O culminar desta iniciativa termina num desfile de grupos corais e respetiva atuação na tenda micológica.

O humorista e ator Bruno Ferreira, será novamente o embaixador do Silarca - Festival do Cogumelo.