CERCIFEL VENCEU CONCURSO DE ESPANTALHOS DE FELGUEIRAS

Hoje, dia 15 de junho, foram conhecidos os vencedores do Concurso de Espantalhos de Felgueiras 2018. Ao todo, participaram 55 instituições concelhias, sendo os grandes vencedores a Cercifel - Cooperativa de Solidariedade Social, CRL (1.ª classificada), a Irmandade da Santa Casa da Misericórdia de Unhão (2.ª classificada) e a Casa do Povo da Lixa (3.ª classificada).

A edição de 2018 do Concurso de Espantalhos teve como tema “Figuras Ilustres de Felgueiras”, uma vez que 2018 é o Ano Europeu do Património Cultural. Os 55 espantalhos a concurso foram elaborados com materiais recicláveis por diferentes instituições públicas ou privadas do concelho e estiveram em exposição, na Praça da República, entre 10 e 27 de maio.

Todos os participantes neste concurso receberam um prémio de participação e os três grandes vencedores receberam também os respetivos prémios. A entrega de prémios, que decorreu na Praça Dr. Machado de Matos, foi abrilhantada por um momento musical protagonizado pelo Conservatório de Música de Felgueiras.

Terminada a cerimónia, os presentes foram convidados a assistir ao jogo Portugal vs. Espanha, a decorrer no âmbito do Mundial de Futebol 2018, que foi transmitido num ecrã gigante colocado na Praça Dr. Machado de Matos entre 14 de junho e 15 de julho. Estas transmissões inserem-se na programação “Praça das Artes”, igualmente apresentada hoje.

APRESENTAÇÃO DA PROGRAMAÇão “PRAÇA DAS ARTES”

Este momento contou ainda com a apresentação do projeto “Praça das Artes”, promovido pela ACLEM – Artes, Cultura e Lazer, Empresa Municipal. Esta será a primeira edição de uma programação cultural, desportiva e pedagógica que pretende dar vida ao concelho de Felgueiras.

Para além de vários momentos culturais (música, literatura, cinema, dança, artes do espaço e teatro), fazem ainda parte desta iniciativa equipamentos direcionados para as crianças (piscina insuflável, barquinhos a pedais, surf mecânico, insuflável water slide, zona de esculturas de areia, ateliers, pinturas e photowall personalizado), ateliers lúdico-pedagógicos (pins criativos, fantoches com vida, origamis, arte com linhas, pintura ou pintura faciais), sessões de cinema infantil, e manhãs desportivas - aos sábados (Praça Dr. Machado de Matos) e domingos (Praça Eduardo Freitas).

A entrada é livre e a programação completa do “Praça das Artes” pode ser consultada em https://www.casadasartesdefelgueiras.com/ e https://www.facebook.com/casadasartesdefelgueiras/.

Fotografias disponíveis em https://we.tl/zEfbAow5TD