“E SE COM HYPOCAUSTOS AQUECERES O MEU BANHO: SISTEMAS DE AQUECIMENTO NAS TERMAS E BALNEÁRIOS ROMANOS”

Teve lugar este sábado, na Casa da Cultura Leonardo Coimbra, na Lixa, a conferência “E se com hypocaustos aqueceres o meu banho: sistemas de aquecimento nas termas e balneários romanos”, inserida no ciclo de conferências “Arqueologia em Terras de Sousa e Tâmega” que o Município de Felgueiras se encontra a promover. A Doutora Maria Pilar Reis, investigadora do CECH (Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Universidade de Coimbra) e do CEAU (Centro de Estudos de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto), foi a oradora convidada.

Nesta conferência, fez-se um breve passeio entre fornalhas e pavimentos suspensos romanos, explicando a tecnologia que está por trás desta inovadora forma que os romanos inventaram e aplicaram na esfera pública e privada.

Foram ainda apresentados exemplos lusitanos, mas também as particularidades deste sistema, tendo na Villa de Sendim um exemplo importante dessa singularidade no Noroeste.

A última conferência realizada no âmbito deste ciclo irá debruçar-se sobre o tema “A Igreja Velha de Lordelo” (21 de julho, pelas 15h00, na Casa do Risco). Estas conferências têm decorrido em diferentes locais do concelho, abordando diferentes temáticas que fazem parte da História de todos.