EXPOLIXA SURGE COM IMAGEM RENOVADA!

Após um interregno de 15 anos, a Expolixa – a tradicional feira dedicada aos Bordados da Lixa – surge recuperada e modernizada. O certame, que este ano se realizará entre os dias 16 e 19 de agosto, na Praça do Comércio, passará, entre outras novidades, a contar com artesanato e também com gastronomia, continuando, no entanto, a ter os Bordados da Lixa como anfitriões. A programação deste ano tem como cabeça de cartaz a Cuca Roseta, mas mais artistas da terra passarão no palco da Expolixa, como sendo a Associação Berço das Artes, o Rancho Folclórico das Lavradeiras da Lixa, o Grupo de Concertinas José Pereira & Amigos, a Beatriz Teixeira, o Capitão Mocho e a Universidade Sénior e Ocupacional da Lixa (Casa do Povo da Lixa).

“ESTE É UM INVESTIMENTO NO NOSSO PATRIMÓNIO CULTURAL. (…)

ESTAMOS SEMPRE DISPONÍVEIS PARA TRABALHAR PELO NOSSO PATRIMÓNIO E SOMOS, POR ISSO, UM PARCEIRO DINAMIZADOR DESTA FEIRA” – NUNO FONSECA

Na sessão de apresentação que decorreu esta tarde na Lixa, o presidente da COOPLIXA, Jorge Costa, começou por afirmar: “A Expolixa está de volta”. Continuou a explicar que “este é um momento que todos nós esperávamos, a COOPLIXA sempre teve vontade de reativar este evento, porque a Lixa precisa, porque o nosso Património precisa. Queremos ser um espaço onde esteja representado o melhor artesanato do país”. Referiu ainda que “estamos há muito tempo a contactar a autarquia para fazer renascer este evento, felizmente este executivo teve abertura para o fazer”.

Nuno Fonseca, Presidente da Câmara Municipal de Felgueiras, agradeceu a insistência da COOPLIXA em manter viva esta iniciativa e sublinhou que “este é um investimento no nosso património cultural. Temos que apoiar quem trabalha em conjunto para realizar eventos deste género”. Referiu ainda que “estamos sempre disponíveis para trabalhar pelo nosso Património e somos, por isso, um parceiro dinamizador desta feira”.

BORDADOS, ARTESANATO E MUITA ANIMAÇÃO

A abertura ao público acontece no dia 16 de agosto, pelas 18h00, sendo que a cerimónia de abertura oficial terá lugar pelas 19h00. Pelas 21h00 sobe ao palco o Concerto Pop Rock – Associação Berço das Artes. No dia 17 de agosto a abertura ao público acontece pelas 14h30, com muita animação durante toda a tarde.  Pelas 21h00 atua o Rancho Folclórico das Lavradeiras da Lixa e, pelas 22h00, o Grupo de Concertinas José Pereira & Amigos. Para encerrar a noite de espetáculos, pelas 23h00, tem lugar Cantares ao Desafio.

EXPOLIXA ESTARÁ EM DIRETO NA RTP1, COM O PROGRAMA “AQUI PORTUGAL”

No sábado, dia 18 de agosto, durante a tarde a Expolixa estará em direto na RTP1, com o programa “Aqui Portugal”. Às 17h00 decorre um Show cooking com o Chef Miguel Mesquita. Às 20h30 arranca mais uma noite de espetáculos com Ballet “A Bordadeira” – Turmas de Ballet Clarisse Correia, com Concerto de Beatriz Teixeira (22h00) e com Concerto do Capitão Mocho (23h00).

Dia 19 de agosto, domingo, a Expolixa volta a abrir pelas 14h30, com muita animação durante a tarde. À noite, pelas 21h00, decorrerá o Concerto U.SOL – Universidade Sénior e Ocupacional da Lixa (Casa do Povo da Lixa) e pelas 22h00 sobe ao palco a grande cabeça de cartaz desta Expolixa, Cuca Roseta.

A 18.ª edição da Expolixa será organizada pela Cooplixa – Cooperativa do Bordado da Lixa, com o apoio da Câmara Municipal de Felgueiras, da União das Freguesias de Vila Cova da Lixa e Borba de Godim, da União das Freguesias de Macieira da Lixa e Caramos e da União de Freguesias de Vila Verde e Santão.

PROGRAMA EXPOLIXA 2018

Quinta-feira, 16 de agosto

18h00: Abertura ao público

19h00: Abertura oficial com entidades oficiais