FELGUEIRAS: ENTUSIASTAS DO XADREZ JUNTARAM-SE EM CONGRESSO

Conferência inseriu-se no projeto concelhio “Felgueiras Xadrez”

O Município de Felgueiras promoveu, no passado dia 20 de abril, a realização do Congresso "Xadrez - um passo para o sucesso escolar", que decorreu no Auditório da Biblioteca e Arquivo Municipal de Felgueiras, numa parceria entre o Município de Felgueiras, a Federação Portuguesa de Xadrez, a Associação de Xadrez do Porto, o Instituto Português do Desporto e Juventude e o Centro de Formação Sousa Nascente. Neste dia dedicado ao Xadrez, marcaram presença em Felgueiras cerca de meia centena de xadrezistas e entusiastas da modalidade.

O Congresso mostrou ser um momento de partilha de experiências, mas também de promoção do Xadrez em contexto escolar e educativo e de reflexão sobre as potencialidades do Xadrez enquanto estratégia promotora do sucesso escolar e educativo.

Foi apresentado um painel de palestrantes de alto nível, com intervenções da parte da manhã do Mestre Internacional António Fróis, Pedro Menezes – Coordenador Local do Desporto Escolar e Ivo Dias, um jovem atleta de referência no Xadrez Nacional.

Da parte da tarde, foram protagonizadas intervenções do Mestre Internacional Sérgio Rocha, Ana Isabel Lopes - Coordenação do Centro de Formação de Xadrez no Desporto Escolar, e António Bragança - Diretor do Agrupamento de Escolas de Felgueiras.

O Congresso obteve também, junto do IPDJ, a certificação para efeitos de renovação do Título Profissional de Treinador de Desporto, obtendo os participantes 1 UC (Formação geral – destinada aos treinadores de qualquer modalidade), ou 1 UC (Formação específica da modalidade de Xadrez).

Esta iniciativa está inserida, num vasto leque de eventos, que o Projeto “Felgueiras Xadrez” pretende dinamizar em Felgueiras, afirmando o Município como uma referência do Xadrez na Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIMTS).