POLÍCIA MUNICIPAL E PROTEÇÃO CIVIL DE FELGUEIRAS ESTEVE DE ALERTA

Em consequência do estado de mau tempo

Os Serviços da Polícia Municipal e da Proteção Civil estiveram esta madrugada em alerta, em virtude das condições meteorológicas adversas que se previam, nomeadamente a expectativa de precipitação forte, e que acabou por se confirmar. Perante tal situação e de forma a agirem de imediato, os respetivos serviços estiveram de piquete das 02h00 às 07h00.

Sendo este um período de transição de Estações, a ANPC- Autoridade Nacional de Proteção Civil lançou o alerta de cautela permanente durante a madrugada para o Minho e Douro Litoral. Assim, durante este período, os serviços realizaram diversas rondas pelos locais que, habitualmente, se apresentam como os mais suscetíveis a danos desta natureza, como acumulação de águas. Em algumas situações, foi mesmo necessário proceder à abertura de grelhas, permitindo assim o escoamento de águas. Desta forma, não se registaram danos significativos no concelho.

Ontem, a Câmara Municipal de Felgueiras alertou a população, através de publicação no seu site e página de Facebook, salientando o facto de que a ocorrência das primeiras chuvas, quando abundantes, são propícias à ocorrência de inundações, causadas por acumulação de águas pluviais por obstrução dos sistemas de escoamento (sarjetas, sumidouros, valetas…), bem como ao deslizamento e derrocadas de terras, motivados pela infiltração da água, podendo ser potenciada pela remoção do coberto vegetal na sequência dos recentes incêndios florestais/rurais.