Município mostra potencial desportivo até este sábado no “Azeméisport”

A 1ª Feira de Desporto, Saúde e Bem-Estar “Azeméisport” decorre até este sábado no pavilhão municipal de Oliveira de Azeméis com o objetivo de destacar o trabalho do movimento associativo a todos os níveis.
O evento pretende dar a conhecer a realidade desportiva de Oliveira de Azeméis contando com a presença de duas dezenas de expositores representando o setor do desporto e as áreas da saúde e do bem-estar que lhe estão associadas.
Na abertura do certame, o presidente da autarquia de Oliveira de Azeméis, Isidro Figueiredo, lembrou que o desporto tem um papel fundamental no município sendo “uma área privilegiada” e que o trabalho realizado ao nível do desenvolvimento desportivo e da formação é reconhecido em todo o país.
“Estamos no bom caminho”, afirmou, garantindo que o executivo está apostado "em valorizar o trabalho das suas associações”. Para o autarca, “o Azeméisport” “é uma forma de dar ênfase a esse trabalho de grande dedicação das coletividades” e de se “fazer mais e melhor no desporto, levando-o a todas as idades”.
O representante do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), Luís Fardilha, elogiou a autarquia pela iniciativa considerando “um desafio muito positivo associar o desporto à saúde e ao bem-estar”. O responsável considerou o município de Oliveira de Azeméis exemplar no desporto e disse ser fundamental associar também a formação ao desporto.
“O IPDJ reconhece que os clubes fazem um trabalho exemplar”, sublinhou.
A 1ª Feira de Desporto, Saúde e Bem-Estar “Azeméisport” é uma iniciativa transversal em termos de presença de modalidades e público estando vocacionado para a população escolar, sénior, profissionais da área do desporto e dirigentes desportivos.
Até ao dia 13 estão programadas conferências, atividades físicas ligadas a estilos saudáveis de vida, bem como ações de nutrição desportiva, preparação de snacks energéticos adequados à atividade física e reflexões sobre a promoção de igualdade no desporto e “coaching no desporto”.
O “Azeméisport” oferece um leque de atividades de interesse para todas as faixas etárias e conta com um espaço lúdico, ocupado por jogos de tabuleiro, ténis de mesa e uma pequena arena desportiva.