LULA DA SILVA VAI INSPIRAR UMA DAS 11 CADEIRAS DO DUETS NA 2ª EDIÇÃO DO ART ON CHAIRS

Report this content

Presidente da República Federativa do Brasil entre 2003 e 2011, Luiz Inácio Lula da Silva é a mais recente personalidade internacional a integrar a 2ª edição do Art on Chairs e a inspirar uma das 11 cadeiras que serão desenhadas e produzidas em Paredes para a iniciativa de responsabilidade social DUETS.

Figura incontornável da história atual do Brasil, Lula da Silva aceitou o desafio lançado pelo presidente da Câmara Municipal de Paredes, Celso Ferreira, para engrossar a lista desta 2ª edição, onde figuram já o ex-futebolista argentino Diego Maradona e o Campeão do Mundo de F1 em 2009, o piloto britânico Jenson Button.

Integrando a exposição Art on Chairs, DUETS é um desafio criativo com fins humanitários que se desenvolve a partir de um encontro entre 11 designers de renome e 11 personalidades de prestígio internacional, a que se juntam outras tantas empresas de mobiliário do concelho de Paredes. O objetivo final é desenvolver uma cadeira única, capaz de refletir a identidade e a cultural material da personalidade convidada.

As peças resultantes de cada dueto farão parte da exposição internacional Art on Chairs, que se realizará a partir de setembro de 2014, em Paredes e Lisboa, sendo posteriormente leiloadas. Tal como sucedeu em 2012, o montante angariado reverterá integralmente a favor do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) e para os seus projetos educacionais em África.

Na 1ª edição, na qual participaram figuras como Aníbal Cavaco Silva, José-Ramos Horta, Luciano Benetton, José Mourinho, Cristiano Ronaldo, Eduardo Souto-Moura, Mia Couto, Maria Bethânia, Mariza, Manoel de Oliveira e Zalmaï, o resultado do leilão às 11 cadeiras do DUETS – 111.500 euros – beneficiou diretamente 3.700 crianças refugiadas da guerra da Síria.

Aproveitando a sua deslocação a Portugal para participar nas comemorações dos 40 anos do 25 de abril, Lula da Silva reuniu-se esta quarta-feira, em Lisboa, com o designer escolhido para conceber uma cadeira que, segundo expressou, “deverá ser pensada para um contexto de trabalho. Passo muitas horas sentado, mas não consigo associar uma cadeira ao lazer. Na verdade, nunca me sento para descansar”, confidenciou o ex-Presidente do Brasil durante o encontro com o designer franco-português Toni Grilo e o presidente da autarquia de Paredes.

“É uma enorme honra podermos contar com uma personalidade tão inspiradora quanto Lula da Silva nesta 2ª edição do Art on Chairs. Agradeço-lhe toda a disponibilidade demonstrada e o enorme entusiasmo com que abraçou este desafio logo desde a primeira hora”, afirmou Celso Ferreira.

“Como ele, estou também muito ansioso para ver o resultado final deste dueto, na certeza de que o designer leva daqui indicações muito interessantes e precisas para desenhar uma cadeira à altura de uma das figuras mais revelantes da história recente da América Latina”, frisou ainda o presidente da Câmara Municipal de Paredes.

A responsabilidade desta tarefa está agora a cargo de Toni Grilo, designer e diretor criativo franco-português, nascido em Nancy, em 1979. Formado em Design de Mobiliário e Arquitetura de Interior pela reconhecida École Supérieure Bolle, em Paris, mudou-se para Portugal em 2005, gerindo atualmente a direção criativa de várias marcas internacionais como a Riluc, Haymann, Blackcork ou a centenária Topázio.

Para além de uma nova lista de personalidades, esta 2ª edição do DUETS introduz outro aspeto novo. A par da cadeira, cada artista é convidado a desenhar um objeto complementar passível ser produzido e comercializado pelas empresas de mobiliário de Paredes.

Mais informações em www.artonchairs.com.

Tags: