POIARES MADURO CONSIDERA ART ON CHAIRS “UM EXEMPLO NOTÁVEL E PARADIGMÁTICO” PARA OUTROS SETORES DE ATIVIDADE DO PAÍS

Report this content

O Ministro-Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Miguel Poiares Maduro, renovou hoje as felicitações do Governo português à Câmara Municipal de Paredes e ao projeto Art on Chairs, que no início desta semana foi distinguido, em Bruxelas, com o Prémio RegioStars 2014 para melhor projeto cofinanciado da União Europeia.

“É uma grande honra para Portugal a atribuição deste prémio pela Comissão Europeia. Fiz questão de vir aqui a Paredes felicitar o presidente da Câmara Municipal e todos os parceiros envolvidos neste fantástico projeto, que sinaliza aquilo que pretendemos para o futuro do nosso país em termos de competitividade económica", declarou o ministro após um almoço com um grupo de empresários e representantes da Universidade de Aveiro, ESAD e escolas do concelho.

“São projetos como este que podem alavancar uma região e acrescentar valor às indústrias tradicionais”, afirmou Poiares Maduro, apontando a indústria de mobiliário de Paredes como um exemplo paradigmático do que pode ser feito para “aumentar a capacidade exportadora do país e a sua competitividade internacional”, sublinhou.

“O Art on Chairs é uma iniciativa notável da Câmara Municipal de Paredes e do seu presidente que pode e deve servir de exemplo a outras regiões do país. Temos de pegar neste exemplo emblemático e reproduzi-lo a outros setores de atividade”, exortou Poiares Maduro.

Acompanhado do presidente da autarquia, Celso Ferreira, o ministro visitou uma das fábricas envolvidas no projeto, a Antarte, responsável pela produção das cadeiras do Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, e do treinador de futebol José Mourinho.

“Levo de Paredes uma imagem de grande dinamismo e confiança, porque vejo empresários inovadores e instituições que unem esforços e juntam os seus conhecimentos ao tecido empresarial, acrescentando novos fatores de competitividade a este setor. É esta transformação extraordinária que deve servir de exemplo a Portugal”, vincou o ministro.
Celso Ferreira, que esta manhã tinha já sido congratulado pelo primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, pelo prémio atribuído esta segunda-feira, em Bruxelas, revelou que a 2ª edição do Art on Chairs está já em marcha e com algumas novidades de vulto, a começar, desde logo, pelas iniciativas promocionais que decorrerão em Pequim, Dubai, Milão, Londres e São Paulo.

“O objetivo é internacionalizar este modelo”, revelou o autarca, frisando que edição deste ano vai ser mais virada para os negócios, “porque queremos ajudar as empresas a vender os seus produtos e aumentar o seu volume de negócios”. A outra novidade será a aposta no segmento de luxo, “porque é neste segmento que as empresas de Paredes, de pequena e média dimensão, podem encontrar novos mercados e afirmar-se pela diferenciação”, revelou.

Mais informações em www.artonchairs.com.

Tags: