22ª edição · Abertura e Programação

Re-começam hoje, 19 de novembro, os Caminhos do Cinema Português pela sua 22ª vez. A programação inicia-se às 16h00 no Auditório do Mosteiro de Santa Clara-a-Velha com a 1ª exibição dos Caminhos Mundiais, este ano dedicados ao Cinema Catalão.

Mais tarde, às 21h45 no Mosteiro de Santa Clara-a-Nova, realiza-se a Cerimónia de Abertura do Festival. Nesta sessão protocolar são recebidas todas as entidades envolvidas no Festival e são nomeadas em gesto de agradecimento. É também feita uma pequena apresentação da programação geral do Festival e do grupo de jurados das mais diversas categorias. Também marca a estreia em grande écran da curta metragem – Banho de Paragem – produzida no âmbito do 5.º curso de cinemalogia promovidos pela organização que este ano contou com a coordenação de Nuno Rocha.

Será ainda exibido o Melhor Ensaio Nacional da edição transacta #Lingo de Vincent Niro. Após a cerimónia protocolar iniciar-se-á a competição pelos galardões do Cinema Português com a exibição da primeira sessão da Seleção Caminhos.