HISTÓRIA estreia em exclusivo A HISTÓRIA RETORCIDA

O HISTÓRIA, estreia em exclusivo a série A História Retorcida, a partir do dia 6 de abril, pelas 22h.

A História não segue em linha reta. Os acontecimentos mais marcantes da era moderna – a chegada à Lua, o incidente de Roswell, a morte de Martin Luther King Jr. - são todos resultados de pequenas coisas: encontros fortuitos, amizades, choque de ideias e histórias loucas. Estas são as ligações que fazem História.

Quando um general desconhecido do Exército alemão se encontrou com Abraham Lincoln para discutir a possibilidade de observar os campos de batalha da Guerra Civil Americana, ninguém poderia adivinhar que esse encontro despoletaria uma cadeia de acontecimentos que culminou com a chegada do Homem à Lua, mas foi exatamente isso que aconteceu.

Quando os pilotos dos Aliados começaram a relatar avistamentos de OVNIS nos últimos dias da Segunda Guerra Mundial, quem poderia adivinhar que o que estavam a ver poderia influenciar o desenvolvimento dos computadores pessoais modernos e da Internet? Como poderiam as armas nucleares ligar os Nazis e os OVNIS à IBM?

As histórias sombriamente fascinantes da Máfia e do Klu Klux Klan foram muito bem narradas, mas poucas pessoas têm conhecimento da guerra secreta entre estas duas organizações sinistras que se prolongou durante décadas. Uma batalha pela alma da América moderna, com uma herança que perdura até aos dias de hoje.

A MÁFIA VERSUS KU KLUX KLAN

A história extraordinária da guerra secreta entre dois dos grupos mais violentos dos Estados Unidos: a Máfia e o Ku Klux Klan. A nossa história começa no fim da Guerra Civil quando um grupo de antigos soldados da Confederação cria o Klan. O que começa como um clube social torna-se uma organização, cujo principal objetivo é intimidar escravos recentemente libertados. O Klan esmorece até renascer dramaticamente em sequência do filme de época de D.W. Griffith: “O Nascimento de uma Nação”. No início da década de ’20, o Klan já se tinha tornado um grande movimento político, que usava a força para obrigar o Governo a aprovar leis que limitavam a imigração e que introduziam a Lei Seca.

Ironicamente, ao tornar ilegal o fabrico de bebidas alcoólicas, o Klan apressou o aparecimento da Máfia americana, a organização que acabaria por ajudar a destruí-lo. Durante a época da Lei Seca, a Máfia torna-se uma organização muito rica que iguala facilmente o Klan no que toca a violência e intimidação.
Domingo 6, 22h | Repetição: Segunda-feira 7, 00:25h/ 12:35h/ 19:35h.

A HISTÓRIA SECRETA DA CHEGADA À LUA

A extraordinária e desconhecida história de como o Presidente Lincoln iniciou uma série de acontecimentos que culminaram com a chegada à Lua. Começamos no meio da Guerra Civil, quando o aristocrata alemão, o Conde Von Zeppelin, se encontra com o Presidente Lincoln, e lhe é dada permissão para visitar a linha da frente da Guerra Civil. Lá, encontra balões de hidrogénio e fica inspirado a desenhar a aeronave, à qual deu o seu nome.

Durante a Primeira Guerra Mundial, os Zeppelins foram responsáveis pelos primeiros bombardeamentos estratégicos do mundo e promoveram o desenvolvimento do avião. Nas décadas de ’20 e ’30, as duas tecnologias rivais instigaram-se mutuamente para atingir novos patamares de sofisticação no setor da Engenharia. A queda do Hindenburg, o maior Zeppelin alguma vez construído, põe fim à batalha e inicia a época de ouro da aviação. Uma época em que Howard Hughes desempenha um papel fundamental.

Hughes, assume a decadente empresa aérea TWA no final da década de ’30, incumbindo Lockheed de construir o Constellation, um avião fulcral na história da aviação comercial. Entre o seu design e o fabrico, Hughes constrói o gigantesco hidroavião, o Spruce Goose, o epítome do espírito “empreendedor” que a NASA precisará para ganhar a Corrida Espacial.
Domingo 6, 22:45h | Repetição: Segunda-feira 7, 01:10h/ 07:20h/ 13:15h.

HOLLYWOOD VERSUS OS COMUNAS

A história fantástica de como Hollywood pegou no Comunismo e desempenhou um papel fundamental na vitória da Guerra Fria. A histórica começa a meio da Segunda Guerra Mundial, quando Ian Fleming, criador de James Bond, se junta aos Serviços Secretos Navais britânicos. É tão bem-sucedido que é enviado para o outro lado do Atlântico, para ajudar a América a montar o OSS – Office of Strategic Services (Gabinete de Serviços Estratégicos), precursor da CIA. Esta organização extraordinária, chefiada por “Wild Bill” Donovan, recrutou um dos melhores realizadores de Hollywood, John Ford, e a estrela em ascensão Sterling Hayden para as suas missões secretas na Europa ocupada e no Extremo Oriente.

Com o fim da guerra, Ford e Hayden voltam para Hollywood só para descobrirem que tinha rebentado um novo conflito: a Guerra Fria. É um tipo diferente de guerra, mas há igualmente muita coisa em jogo. Enquanto a América é dominada pelo “Susto Vermelho”, as estrelas de Hollywood são convidadas a manifestar-se e a declarar a sua oposição à ideologia comunista. Um ator proeminente na campanha anticomunista é Ronald Reagan, o então Presidente do Sindicato de Atores de Cinema (Screen Actor’s Guild). Reagan trabalha como informador para o FBI e torna-se a imagem pública da Rádio da Libertação da Europa (Radio Free Europe), uma estação de rádio fundada pela CIA que emite para a Europa de Leste.
Domingo 13, 22h |Repetição: Segunda-feira 14, 00:25h/ 12:25h/ 19:35h.

NAZIS VERSUS EXTRATERRESTRES

A história inacreditável de como os cientistas nazis e os OVNIS se conjugam para criar tecnologia que mudou o mundo. Começa nos últimos meses da Segunda Guerra Mundial, num último esforço para virar o jogo, os cientistas nazis fabricam uma série de aeronaves espaciais e armamento tão avançado que desafiam qualquer explicação.

A batalha pela supremacia tecnológica entre Nazis e Aliados é intensa, e a resposta americana à possível ameaça da tecnologia alemã é grandiosa. A bomba atómica leva a corrida das armas para um nível completamente diferente, só que, desta vez, o inimigo é a superpotência que acabou de surgir: a União Soviética.

É a determinação da América em descobrir os segredos atómicos dos Soviéticos que causa diretamente o encontro imediato mais famoso de todos os tempos: o incidente de Roswell, e é o medo da Ameaça Vermelha que cria um fenómeno cultural totalmente novo: o filme “The Flying Saucer” (o filme dos OVNIS).
Domingo 13, 22:45h | Repetição: Segunda-feira 14, 01:10h/ 07h/ 13:10h.

Texto escrito conforme o Acordo Ortográfico.

Faz-se cada dia. Ontem, hoje e amanhã, o HISTÓRIA é diferente, porque todos os dias existem temas para contar e ouvir. História de pessoas e objetos cheias de entusiasmo e irreverencia é assim o HISTÓRIA, um canal onde se desvendam segredos milenares e presentes. Um canal repleto de pormenores e de ousadia.
O HISTÓRIA chega a mais de 300 milhões de espectadores, distribuídos por 150 países. A marca de qualidade do HISTÓRIA torna-o uma referência incontornável com séries exclusivas como “A Humanidade”, “O preço da História”, “Alienígenas”, “O Universo”, entre outros.

Produzido especificamente para o mercado português, o HISTÓRIA resulta de uma joint-venture entre a Chello Multicanal e a A E Networks formada em 1998.

user: historia
pass: inforpress