Agrocluster Ribatejo leva iguarias até França

No próximo dia 27 e 28 de maio, os alimentos gourmet portugueses vão apresentar-se em França, num evento sob o tema “Portugal Gourmet Plaisir Insensé”, promovido pelo Agrocluster Ribatejo, com o apoio da AICEP e da Embaixada de Portugal em Paris. Este evento, que traz a França mais de uma dezena de empresas produtoras de iguarias tradicionais portuguesas, pretende promover a internacionalização do agroalimentar de qualidade, através de iniciativas originais e de prestígio, realizadas a partir de diferentes propostas e pontos de vista.

O evento em França, que reúne os membros ilustres da comunidade portuguesa num jantar em Paris no dia 27, conta com outras iniciativas complementares, que incluem, entre outras, um Seminário dirigido a restauradores portugueses (sobre as técnicas e os sabores da cozinha tradicional portuguesa) orientado pelo chef Miguel Laffan, estrela Michelin 2013, do restaurante L’and, que para o efeito vai viajar expressamente desde Portugal.

A organização conta também com a presença do chef francês luso-descendente, Serge Vieira (2 estrelas Michelin) que com Miguel Laffan vai orientar no centro de Paris uma Master Classe, dirigida a altos restauradores e alunos de escolas de hotelaria, sob o tema “Cozinha de Fusão Luso Francesa”, realizada com os produtos gourmet das empresas portuguesas.

Em ambiente de festa e de divulgação, as Empresas organizam ainda um showroom e um evento para restauradores portugueses na Sala Vasco da Gama, em Créteil, estando previsto ainda, para dia 27, um espetáculo de Fado com a atuação de Helena Sarmento que se desloca desde Portugal a convite da Organização.

O AGROCLUSTER RIBATEJO, organizador desta ação, vai repetir o evento promocional no Luxemburgo numa ação prevista para Setembro, onde se esperam também iniciativas que primam pela originalidade e prestígio dos produtos agroalimentares portugueses.