FORMAÇÃO PARA EVITAR ERROS MÉDICOS

Risco legal, Consentimento Informado, Segredo Médico, Responsabilidade das Seguradoras são alguns dos temas abordados no PXS – Programa de Excelência em Saúde, lançado pela FAF – Sociedade de Advogados e CH Academy. O objetivo é munir os profissionais de saúde de conhecimento legal sobre matérias que influenciam os dia a dia do ato médico. Dia 4 de fevereiro haverá apresentação do programa na Secção Regional Sul da Ordem dos Médicos, em Lisboa.

O programa PXS visa promover a diferenciação das instituições e dos profissionais de saúde, pelo incremento da proteção da segurança dos doentes (patient safety) e pela crescente melhoria dos serviços de saúde. E, por consequência, reduzindo a possibilidade de erro, contribuindo para a diminuição da litigância entre os doentes e as instituições de saúde,” afirma Filomena Girão Advogada, responsável pela área de Direito da Saúde da FAF.

Em Portugal, o número de relatos associados à área da saúde, tem apresentado um crescimento exponencial. Esta conflitualidade crescente entre pacientes, profissionais e instituições de saúde, implica, forçosamente, maior reflexão e novas formas de atuação. “Os profissionais de saúde estão hoje sujeitos por um exigente quadro legal e regulamentar. Dessa forma, na preparação dos recursos humanos, no contacto com os utentes e as famílias, bem como com as seguradoras e as autoridades públicas, deve haver uma preparação dos vários profissionais, em torno dos problemas da relação médico-paciente, da gestão do risco em saúde e da segurança do doente e mesmo dos temas relevantes da bioética”, conta Sílvia Sotero, Gestora de Formação da CH Academy.

O PXS – Programa de Excelência em Saúde aborda temas como o Processo Clínico, Erro Médico, Dispensa de Medicamentos, Gestão Estratégica em Saúde, Atendimento Diferenciado, entre outros. Desenvolve-se a partir de um conjunto de formações cuja participação pode ser institucional ou individual, sendo realizado à medida em função das necessidades identificadas.