PROBLEMÁTICA DA EMIGRAÇÃO DE JOVENS QUALIFICADOS EM DEBATE

Dia 17 de janeiro, o Porto recebe a Conferência internacional “Portugal e os Jovens da Diáspora”, promovido pela Fundação AEP. O objetivo é refletir sobre o impacto da diáspora qualificada no tecido empresarial e analisar diversos cenários de desenvolvimento traçados para o futuro, no que diz respeito à implementação de medidas de apoio ao empreendedorismo e ao potencial retorno destes jovens. O evento vai servir também para a apresentação dos resultados obtidos ao longo da execução do projeto Empreender 2020 e conta com a participação de José Luis Carneiro, Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas e ainda representantes da diáspora e outros atores públicos e privados

“Espera-se que esta Conferência possa por um lado, desencadear a constituição ou o reforço de redes de suporte ao empreendedorismo e a potenciação de sinergias existentes, e por outro, a consciencialização e o envolvimento de representantes da diáspora nos caminhos e nas soluções que o País lhes propõe,” diz Paulo Nunes de Almeida, Presidente da Fundação AEP.

“Portugal e os Jovens da Diáspora” vai contar com a presença dos representantes de algumas das associações de jovens qualificados (ASPPA, PARSUK, APEIBELUX e AGRAfr ) que se encontram emigrados com o intuito de partilhar opiniões em relação à atratividade do País e o seu potencial regresso. Na Conferência vai ser também possível debater, sob a moderação de Nicolau Santos, o impacto desta temática ao nível das empresas, contando com a participação de Rui Barros da Bosch e Orlando Monteiro, presidente da CNOP, António Lima Cardoso, Administrador da Luz Saúde e António Saraiva, presidente da CIP.

“Pretende-se com este painel ter uma perspetiva do lado empresarial sobre a temática do retorno do jovens talentos emigrados, analisando e debatendo a pertinência de se encontrarem estratégias de envolvimento e de desenvolvimento coletivas, nomeadamente promovendo uma cultura de mobilidade empreendedora no contexto europeu, facilitando a cooperação entre os diferentes países e avaliando o impacto que as mesmas podem ter para a construção de uma Europa mais competitiva,” afirma o Presidente da Fundação AEP.