Chronopost lança nova imagem e identidade corporativa

A GeoPost, holding do Grupo La Poste, apresentou a sua estratégia de desenvolvimento global para a Europa e o resto do mundo. Para apoiar o forte crescimento em todos os mercados, a GeoPost está a desenvolver a sua rede híbrida B2B e B2C e revelou hoje a nova identidade comercial de marca internacional: DPDgroup. A Chronopost em Portugal assume o novo posicionamento internacional com uma nova imagem corporativa.

Em 2014, a GeoPost continuou o seu desenvolvimento na Europa e em todo o mundo

Paul-Marie Chavanne, Presidente da GeoPost, apresentou os principais temas da actualidade em 2014, um ano muito dinâmico que viu o volume de negócios da empresa aumentar 13% para 4,9 mil milhões de euros, assim como um crescimento do volume de actividade de 10,7%. Assim, a GeoPost confirma a sua posição de número 2 no mercado CEP europeu.

Ao longo dos últimos 10 anos, os volumes da GeoPost multiplicaram-se mais de 2,5 vezes para 864 milhões de encomendas em 2014 e o volume de negócios aumentou de 2,4 para 4,9 mil milhões de euros.

Em 2014, a GeoPost consolidou as suas posições nos mercados Europeus:

• A DPD Poland comprou a empresa de correio expresso Siódemka, uma aquisição que completa a oferta da DPD Poland, que se torna assim líder no mercado polaco, com vendas anuais superiores a 240 milhões de euros.

• A DPD UK começou a construir o maior hub que existe na Europa em Leicestershire, o que lhe permitirá aumentar a sua capacidade de processamento em 65% até Setembro deste ano.

• A GeoPost assumiu o controlo do fornecedor de serviços de logística britânico WnDirect , o que lhe permite desenvolver a sua posição no mercado internacional com soluções dedicadas para o retalho online.

• Em Portugal, a GeoPost adquiriu a Lisespo, o franchisado da Seur para o Centro e Sul do país, o qual passou a ser presidido pelo CEO da Chronopost Portugal.

• No Japão, a GeoPost entrou numa aliança com a Japan Post Co. através do seu parceiro Lenton Group, agora participada pela Japan Post (14.9%) e pela GeoPost (34.7%). Esta aliança permite à GeoPost reforçar as suas posições na Ásia de modo a desenvolver os fluxos de tráfego entre a Ásia e a Europa, em especial no que diz respeito ao e-Commerce.
Forte crescimento na actividade do B2C e nos volumes intraeuropeus

Em 2014, tal como em 2013, a GeoPost continuou a reforçar a sua quota de mercado, apresentando um crescimento cerca de duas vezes superior ao do mercado.

A GeoPost é agora a operadora número um em França, Espanha, Irlanda e Polónia e número dois na Alemanha e em Portugal. Registou o mais rápido crescimento no mercado do Reino Unido, com um crescimento da receita de 20% em 2014.

No mercado B2C em particular, a GeoPost tem visto os seus volumes crescerem 21% e distribui agora mais de um milhão de encomendas B2C por dia em toda a Europa.

Beneficiando da sua forte presença nos mercados domésticos, a actividade intraeuropeia e internacional da GeoPost também cresceu fortemente em 2014, com um aumento de 12% dos volumes transaccionados.

Um novo posicionamento estratégico para acelerar o crescimento

Neste contexto de forte crescimento e para afirmar a sua maior presença no mercado europeu em linha com a sua posição de nº 2, a GeoPost lança uma nova identidade de marca, DPDgroup, para apresentar a sua rede internacional de entregas expresso. As suas actividades enquanto holding e de freight forwarding continuam a ser desenvolvidas debaixo da marca GeoPost.

Todos os negócios da GeoPost no mercado CEP são doravante identificadas com a marca DPDgroup, capitalizando na reputação e no poder da rede DPD à escala europeia.

DPDgroup torna-se a marca comercial e o nome da rede internacional de entregas expresso da GeoPost.

No âmbito desta nova estratégia de desenvolvimento global da GeoPost, a Chronopost adopta também em Portugal uma nova imagem e identidade corporativa.

Este novo posicionamento global do qual a Chronopost faz parte reflecte a nossa vontade de sermos reconhecidos e valorizados como um Grupo interligado e diferenciado. É, no fundo, uma orientação estratégica que nos ajudará a alcançar a ambição de sermos reconhecidos globalmente como líderes no transporte expresso. Paralelamente, define a forma como desenvolvemos o nosso negócio e como procuramos que os clientes percepcionem os nossos serviços ”, afirma Olivier Establet, Presidente da Chronopost em Portugal.

Tal como a Chronopost em Portugal, todas as subsidiárias da GeoPost vão adoptar a nova identidade visual comum e irão unir-se sob a bandeira da marca DPDgroup. Fortemente estabelecida nos seus mercados locais e usufruindo de uma reputação sólida, a Chronopost em Portugal e França, a SEUR em Espanha e a Interlink Express no Reino Unido mantêm as suas marcas actuais e irão gradualmente adoptar a nova identidade visual.

A partir de hoje, a nova identidade da marca é implementada simultaneamente em 22 países europeus (Áustria, Alemanha, Bélgica, Croácia, Estónia, França, Hungria, Irlanda, Letónia, Lituânia, Luxemburgo, Holanda, Polónia, Portugal, República Checa, Roménia, Reino Unido, Rússia, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, e Suíça). No caso da filial portuguesa, as operações de rebranding estarão concluídas até ao Verão.

Os desafios da entrega ao domicílio

A ambição do DPDgroup é capitalizar na sua forte posição no mercado B2B, expandir os seus negócios B2C e tornar-se uma referência no mercado das entregas ao domicílio. O B2C é um mercado em rápido desenvolvimento e em breve deverá representar 50% do mercado total CEP . A ambição da GeoPost é continuar a ganhar todos os anos uma quota de mercado significativa nesta área.

Para enfrentar o desafio do B2C, a GeoPost baseia a sua estratégia de desenvolvimento em dois pilares: as entregas interactivas com o serviço Predict e o desenvolvimento da sua rede de parcel shops Pickup. A prioridade em 2015 é oferecer a todos os seus clientes europeus os melhores serviços de entrega e, ao mesmo tempo, garantir a optimização de processos e dos custos de entrega:

• Com a rede Pickup, 95% da população já está a menos de 15 minutos de um ponto de distribuição de encomendas em França, Alemanha, Bélgica, Holanda e Portugal.

• Com Predict, DPDgroup é o primeiro operador a fornecer aos destinatários notificações avançadas de uma janela temporal para entrega de 60 minutos em 20 países.
  1. Pickup torna-se, assim, a marca do DPDgroup para a rede de lojas de encomendas em toda a Europa e permite que os destinatários recolham as suas encomendas a partir de qualquer um dos 16 mil pontos de entrega. Durante 2015, a rede será estendida para o Reino Unido e Espanha, elevando para 22 mil o número de pontos de Pickup e para 26 mil em 2016. Assim, em 13 países europeus, 95% da população estará a menos de 15 minutos de um ponto Pickup.

Como resultado deste alinhamento estratégico da GeoPost, em Portugal, o mercado B2C verá também uma mudança na marca até agora conhecida por este segmento: os pontos Pick me! passarão a designar-se como Pickup . Em breve, os 420 pontos Pickup da Chronopost passarão a estar disponíveis para entregas ao sábado das encomendas expedidas à 6ª feira. Esta passa então a ser a imagem da rede de parcel shops da Chronopost em Portugal e em toda a Europa:

2. Predict , o serviço de entrega interactiva, está a ser implementado em 20 países em toda a Europa. Este serviço alerta com antecedência os destinatários através de notificações (na manhã da sua entrega – por e-mail ou SMS), com uma janela temporal de uma hora para a entrega. Serviço de excelência e flexível, Predict dá também aos destinatários a opção de usarem a internet no seu smartphone para remarcar a entrega para outra data ou noutro endereço ou mesmo para agendar o levantamento da encomenda num ponto Pickup à sua escolha. Em breve, Predict em Portugal contará com live tracking, uma solução que permite ao destinatário acompanhar, em tempo real, o trajecto da sua encomenda até ao momento em que esta lhe é entregue ao domicílio, dando um novo salto tecnológico em termos de inovação.

Com este novo posicionamento global, DPDgroup assume uma dupla ambição:

• Ser o parceiro de eleição para empresas, especialmente no sector do retalho online, para as apoiar no seu desenvolvimento internacional.

• Fornecer aos clientes a experiência de utilização mais fácil e transparente no que respeita a entrega de encomendas.

Sobre o DPDgroup

DPDgroup é a segunda maior rede internacional de entrega de encomendas na Europa. DPDgrupo combina tecnologia inovadora com um profundo conhecimento local para oferecer um serviço flexível e de fácil utilização para os remetentes e destinatários. Com o seu serviço pioneiro Predict, DPDgroup é líder de mercado e está a estabelecer um novo padrão de conveniência, mantendo os clientes directamente em contacto com a sua encomenda. Com 26 mil colaboradores e uma rede de 16 mil lojas de encomendas Pickup locais, DPDgroup entrega 3 milhões de encomendas em mais de 230 países todos os dias através das suas quatro marcas comerciais: DPD, Chronopost, SEUR e Interlink Express. DPDgroup é a rede de entrega de encomendas da GeoPost, que registou vendas de 4,9 mil milhões de euros em 2014. A GeoPost é uma holding detida pelo Groupe La Poste.