Chronopost lança portal para devolução de encomendas

A Chronopost acaba de apresentar no Portugal Digital Summit, o maior evento em Portugal dedicado ao e-Commerce e do qual é um dos principais patrocinadores, as mais recentes inovações na sua oferta para o mercado do B2C.

Uma das principais novidades apresentadas durante o evento foi a de um novo portal que permite a devolução de encomendas de forma simples e segura. O return-my-parcel.com , que está a ser desenvolvido pelo DPDgroup, permite ao e-shopper devolver a sua encomenda através das lojas Pickup presentes por toda a Europa num número já superior a 26.000 unidades ou de solicitar a recolha ao domicílio, tendo esta igualmente um alerta Predict de uma hora para efectivação, recebida por SMS ou email.

“O objectivo é dar resposta ao rápido crescimento que temos verificado no e-Commerce, sobretudo nos sectores que têm maior incidência de encomendas devolvidas, alguns dos quais podem chegar aos 30%. Não nos podemos esquecer que 45% das compras online em Portugal são feitas em sites estrangeiros e essas empresas precisam efectivamente de soluções de devolução”, afirma Olivier Establet, Presidente da Chronopost Portugal.

Durante o Portugal Digital Summit, a Chronopost apresentou ainda a sua nova oferta para o e-commerce, baseada numa prestação completa para quem pretende vender online, que vai desde a criação de websites e registo de domínios com a Amen, a integração de sistemas de pagamentos com a Easypay ou a logística light com a Seur. Neste certame foram igualmente comunicadas algumas novidades no serviço Predict e na sua rede de lojas Pickup.

O Predict, o serviço interactivo da Chronopost para alerta de entrega com uma janela horária de uma hora, passa agora a permitir aos destinatários escolherem receber as encomendas no período da manhã ou da tarde, em função da sua conveniência. Esta opção vem agora juntar-se à possibilidade de escolher uma das 500 lojas Pickup como novo local de levantamento da encomenda, de alterar a data para um dos cinco dias seguintes à expedição, ou de indicar uma nova morada para a entrega.

A Chronopost anunciou ainda a previsão de chegar às 600 lojas Pickup já em 2017 e apresentou o serviço ID check securizado, em que o destinatário recebe um SMS com um código PIN que apresenta na loja e que passa a funcionar como comprovativo de entrega. Apresentou também o serviço low cost de envio de encomendas entre lojas - o Shop2Shop. Esta rede já conta com mais de 95% da população coberta em menos de 15 minutos de distância.

“A Chronopost está na linha da frente no que diz respeito a soluções e serviços inovadores e é isso que nos deve levar à liderança de mercado até 2020. O comércio electrónico representa um elemento muito importante no nosso negócio e nesta corrida que é a competitividade das empresas, quem não inovar está condenado a ficar para trás”, conclui Olivier Establet.

A Chronopost lançou igualmente em França o Chrono Fresh para envio de produtos alimentares e espera-se que esta nova unidade de negócio seja replicada noutros países europeus nos próximos anos.