Receitas da Chronopost crescem 9,3% no primeiro semestre de 2016

No mesmo período, a atividade global da empresa cresceu 14,3%, mais de 6% acima das previsões. Comércio eletrónico ganha força e impulsiona resultados. Estratégia digital acentuar-se-á nos próximos anos.

Para o aumento da receita e da atividade global da Chronopost muito contribuiu o crescimento de 31% da atividade B2C, que marca a aposta da empresa numa estratégia diferenciadora e competitiva para o mercado do e-Commerce, nomeadamente através do reforço da rede de lojas Pickup e do serviço Predict.
"Estamos muito satisfeitos com a evolução do negócio na primeira metade do ano. Foi possível crescer acima das nossas previsões iniciais, o que nos permitiu novamente ganhar quota de mercado aos nossos principais concorrentes. Estamos adiantados em relação à nossa trajetória que nos deve levar à liderança do mercado até 2020”, refere Olivier Establet, Presidente da Chronopost Portugal.

De destacar ainda o crescimento de 21% da atividade internacional da Chronopost, através da oferta rodoviária Classic na Europa que oferece a melhor relação entre o custo do serviço e o prazo de entrega, tornando-a assim no operador mais competitivo do mercado europeu.

Fatores críticos de sucesso

A estratégia de e-Commerce da Chronopost tem sido fundamental para alavancar os resultados da empresa em Portugal. A atividade no segmento B2C cresceu mais de 30%, graças a uma estratégia diferenciadora suportada pela extensa rede de 500 lojas Pickup e pelo Predict, um serviço único no mercado que envia ao destinatário um alerta interativo do dia e hora de entrega da sua encomenda, com uma margem de 30 minutos sobre a hora efectiva da mesma, podendo este alterar a data para até 5 dias úteis posteriores ou ainda escolher um dos pontos Pickup como novo local de entrega.

A Chronopost passou também a permitir a realização de entregas de encomendas online ao domingo, sendo, aliás, a primeira operadora de entregas expresso a oferecer aos seus clientes esta possibilidade.

A inovação colocada ao serviço do cliente é outro dos fatores críticos de sucesso que permitiu superar as expectativas em termos de receitas e atividade global. Desta é exemplo o Livetracking, que permite ao destinatário de uma encomenda acompanhar o percurso da mesma em tempo real e em ambiente de Google Maps, oferecendo a máxima conveniência de entrega, de uma forma rápida, prática e cómoda.

A rede Pickup, composta por 500 lojas de proximidade tem também vindo a ser reforçada no que se refere à sua distribuição. O objetivo passa por melhorar a conveniência destas lojas, sendo que atualmente mais de 90% da população já se encontra a menos de 15 minutos de distância de um destes pontos. Devido à importância da rede Pickup para os clientes Chronopost, a transportadora passou também a entregar ao sábado, nesta rede, as encomendas recolhidas à sexta-feira.

A rede Pickup teve um reforço superior a 10% no número de lojas e já superou mais de 6 milhões de encomendas. O objetivo passa por reforçar o número de lojas da rede, devendo esta chegar às 600 unidades até final de 2016.