Um ano de Marcelo: não houve um único dia sem o Presidente nas notícias

Faz esta quinta-feira, dia 9 de Março, um ano que Marcelo Rebelo de Sousa tomou posse como Presidente da República . Desde essa data, não passou um único dia sem que o Chefe de Estado tenha estado presente nos órgãos de comunicação social portugueses. De acordo com um estudo da Cision , ao longo deste período foram editadas 118.247 notícias com referências ao 20.º Presidente de Portugal.

Foi na televisão que Marcelo teve mais espaço mediático. No primeiro ano de mandato, o “Presidente dos afetos” gerou um total de cerca de 1.060 horas de emissão nas estações televisivas (o equivalente a mais de 44 dias). Na rádio , os números são mais modestos, mas não deixam de ser impressionantes, com as emissoras a dedicarem mais de 208 horas de programação ao sucessor de Cavaco Silva na Presidência da República.

Foi, contudo, na imprensa que Marcelo Rebelo de Sousa foi mais omnipresente : o Chefe de Estado foi mencionado num total de 18.342 artigos e não houve um só dia ao longo deste ano em que não tenho estado presente nas páginas dos jornais e revistas portuguesas . Na televisão, o Presidente não surgiu no ecrã em apenas sete dias, ao passo que, na rádio, a sua voz não foi ouvida em 37 dias.

Também na Internet a presença de Marcelo Rebelo de Sousa foi uma constante. Só em Portugal, foram publicadas 52.280 peças informativas em que o seu nome foi mencionado. E não foi só por cá que Marcelo deu que falar. No estrangeiro , nos sites noticiosos internacionais monitorizados pela Cision , foram detetados quase 20 mil artigos ( 19.733 , em concreto) com referências ao Chefe de Estado Português.

Para se ter uma noção das diferenças entre Marcelo Rebelo de Sousa e o seu antecessor , no que à comunicação diz respeito, a Cision decidiu comparar os dados do atual Presidente com os de Cavaco Silva no primeiro ano do seu segundo mandato (iniciado a 9 de Março de 2011). Os números são esclarecedores: Cavaco teve direito a pouco mais de 580 horas de emissão na televisão – cerca de metade de Marcelo – e 138 horas na rádio. Na imprensa e nos meios online , a margem que separa os dois é menor, já que o nome do anterior Chefe de Estado foi citado em 14.499 notícias publicadas em jornais e revistas e 47.655 artigos na Internet.

O objeto de análise deste estudo realizado pela Cision – empresa líder global em serviços e software de pesquisa, monitorização e análise de media – são todas as notícias mencionando Marcelo Rebelo de Sousa, veiculadas no espaço editorial português e internacional. O estudo incide sobre o período decorrido entre os dias 9 de Março de 2016 , data da tomada de posse de Marcelo Rebelo de Sousa como Presidente da República, e 6 Março de 2017 .

Em Números :

Imprensa (Portugal) – 18.342 artigos

TV (Portugal) – 39.940 artigos

Rádio (Portugal) – 7.685 artigos

Internet (Portugal) – 52.280 artigos

Total (Portugal) – 118.247 artigos

Horas TV (Portugal) – 1.060 horas (44 dias e 3 horas)

Horas Rádio (Portugal) – 208 horas (8 dias e 15 horas)

Internacional – 19.733 artigos

Sobre nós

A Cision e lider global no fornecimento de servicos para planeamento, contacto, monitorizacao e analise dos media.