Êxito garantido conduz a 3º encontro em 2016!

O 2º encontro Ibérico de Automóveis Clássicos foi verdadeiramente uma ode ao automóvel e a toda uma paixão que é conduzir carros mais antigos. No último fim-de-semana, 31 viaturas clássicas cumpriram os 250 quilómetros de estrada entre a Guarda e Aldea del Obispo num encontro de convívio, de descoberta e conhecimento, num evento para o qual os municípios de Guarda, Nelas e Gouveia já garantiram a terceira edição em 2016.

Sem acidentes de percurso, sem motores engasgados, sem furos e sem problemas de mecânica, os veículos mais antigos do encontro estiveram à altura. Apenas o calor, a boa disposição, o desejo de viajar, de saber mais, de provar a boa gastronomia e conhecer a história, de fotografar paisagens e discutir o melhor e o pior dos motores presentes fizeram parte desta segunda edição muito marcada por grande sucesso de público interessado nos diversos locais onde a caravana assentou.

Com grande visibilidade e animação logo desde a cidade mais alta, as viaturas estiveram, ainda na sexta-feira, dia 4 de setembro, no Parque Urbano do Rio Diz (Polis) da Guarda, seguindo até ao tapete azul, onde desfilaram, em plena Praça Luís de Camões, antes do estacionamento no centro da cidade e da visita ao Museu da Guarda.

No sábado, a primeira etapa conduziu a caravana até Gouveia, onde os aficionados foram surpreendidos com as estórias e factos interessantes da coleção do Museu da Miniatura Automóvel, através da apresentação detalhada do colecionador Fernando Taborda. A serra do Caramulo foi um dos locais chave deste passeio. No âmbito do Motor Festival, além da visita ao Museu do Caramulo, onde estão expostos alguns dos grandes exemplares de veículos clássicos e históricos do país, e do passeio pelo certame, os participantes não esconderam o seu entusiasmo por subir a Rampa do Caramulo, uma das “clássicas” do Campeonato Nacional de Montanha. À noite, depois de um extraordinário jantar no Paço dos Cunhas com a assinatura do chefe Henrique Ferreira, outro grande evento, desta vez em Nelas, acabou por mostrar alguns dos grandes néctares da produção nacional, na feira do Vinho do Dão. Depois de assistirem ao espetáculo “As músicas que os vinhos DÃO”, os participantes terminaram o dia no Grande Hotel das Caldas da Felgueira.

A zona fronteiriça espanhola e os seus encantos históricos foram o destino de domingo. O Fuerte de la Concepción, um forte militar do séc. XVII transformado em hotel, acolheu a caravana no almoço de encerramento e entrega de lembranças, e a visita às gravuras rupestres de Siega Verde encerrou este extraordinário programa.

Luís Tadeu, presidente da câmara de Gouveia, e Carlos Monteiro e Alexandre Borges, respetivamente vice-presidentes das câmaras da Guarda e Nelas, e Vítor Amaral, vereador do Turismo do município da Guarda, marcaram presença ao longo do fim-de-semana e confirmaram a realização da prova em 2016.

Para Luís Celínio, presidente do Clube Escape Livre, “Esta iniciativa divulga os três museus ligados ao automóvel na zona raiana e demonstra a mais-valia da parceria entre os municípios da Guarda, Gouveia e Nelas.”

O 2º Encontro Ibérico de Automóveis Clássicos é uma organização do Clube Escape em parceria com o Museu de Historia de la Automoción de Salamanca, Museu da Miniatura Automóvel de Gouveia e Museu do Caramulo, e tem o apoio institucional do Turismo do Centro de Portugal, municípios da Guarda, Nelas e Gouveia, e Ayuntamientos de Ciudad Rodrigo e de Salamanca. Conta ainda com o apoio das Caldas da Felgueira, Paço dos Cunhas de Santar, vinhos Quinta de Cabriz e Casa de Santar, e o apoio à divulgação de Motor Clássico, beira.pt e News Motorsports.