Markku Alen motivado para Castelo Rodrigo

Markku Alen, recordista de vitórias no Rali de Portugal e cabeça de cartaz do XX Slalom Sprint de Castelo Rodrigo, afirma-se pronto e entusiasmado para participar na prova dos dias 21 e 22 de Julho. O piloto finlandês esteve hoje na apresentação do slalom à comunicação social, que decorreu na MCoutinho, e onde também esteve exposto o Fiat 131 Abarth que Alen irá conduzir.
Numa apresentação marcada por jornalistas, fãs e convidados, Markku Alen, referiu com boa disposição: “estou muito satisfeito por estar aqui. Espero que seja um bom fim-de-semana, não muito quente, tendo em conta as temperaturas finlandesas.” O piloto mostrou a sua satisfação por estar novamente em Portugal: “Ganhei cinco vezes em Portugal e seis vezes na Finlândia, daí dizer que esta é a minha segunda casa. É um país bonito, com gente bonita, muito amigável.”
Markku Alen vai promover sessões de autógrafos e fotografias com os fãs, além de co-drives no Fiat 131 Abarth, carro usado nas edições de 1977, 1978 e 1981, nas quais se sagrou vencedor. Em Figueira de Castelo Rodrigo, Alen não vai apenas dar espectáculo, mas também reviver algumas memórias de outros tempos, já que ao desafio lançado aos pilotos e navegadores que disputaram provas com o “finlandês voador”, para almoçar com o campeão já responderam mais de uma dezena de pessoas, entre eles Jorge Ortigão, João Batista, Ramiro Fernandes, Miguel Vilar e Sérgio Paiva, esperando-se outros.
Quanto a pilotos em prova, esperam-se, como habitualmente, alguns dos melhores do país, como são exemplo Jorge Almeida, António Borges, Jorge Araújo, José Cruz, Rui Loureiro, António Alexandre e muitos outros.
Na apresentação, Paulo Langrouva, presidente do município de Figueira de Castelo Rodrigo, salientou: “são 20 anos de Slalom Sprint de Castelo Rodrigo, 20 anos de grandes emoções, 20 anos de muita adrenalina, de muita energia e essencialmente de muita camaradagem e espírito de colaboração. Obviamente que queremos continuar nesta parceria saudável. Nesta edição é gratificante ter um piloto de renome como o Markku Alen e para nós é motivo de grande satisfação e de grande orgulho, e desejamos que volte mais vezes”. O edil acrescentou ainda que “Figueira é uma terra bela, com património magnífico, com gente boa que sabe acolher, com gastronomia riquíssima e vinhos de óptima qualidade, e por isso acho que temos todos os ingredientes para que estes eventos sejam uma referência”.
Já o presidente do Clube Escape Livre referiu que “Figueira nunca parou de evoluir, de se destacar no panorama automóvel nacional e de há três anos a esta parte, com a introdução da prova de sprint, sábado à noite, o espectáculo tem sido ainda maior. A presença de Markku Alen resulta do empenho e do esforço do município e do clube para assinalar tão especial edição.”

José Cunha, Director-geral da MCoutinho em Coimbra, salientou, por seu lado “a enorme tradição do Grupo MCoutinho no desporto automóvel, além do enorme prazer em receber uma piloto tão acarinhado e reconhecido no nosso país”. Este responsável, que tem na unidade de Coimbra a representação das marcas do Grupo Fiat, designadamente Abarth, Alfa-Romeo, Fiat e Jeep, destaca ainda que “esta é a melhor forma de activar a Abarth no mercado, viabilizando importantes organizações de eventos onde a Abarth possa acentuar o seu posicionamento”.
O acesso às bancadas do estádio municipal, na noite de sábado, terá este ano, e excepcionalmente, um custo simbólico de um euro mas, em contrapartida, todos os espectadores ficam automaticamente habilitados ao sorteio do capacete autografado por Alen e pelos pilotos presentes nessa noite, e ainda a um co-drive com o “finlandês voador”, no Fiat 131 Abarth.
Assim, nos dias 21 e 22 de Julho estão reunidas todas as condições para que o Slalom Sprint de Castelo Rodrigo, na sua edição comemorativa de duas décadas, possa ser a maior edição de sempre. A organização premeia ainda os pilotos mais assíduos ao longo de duas décadas com a entrega especial de um troféu Spal.
O XX Slalom Sprint de Castelo Rodrigo tem o apoio da Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo e do Turismo do Centro de Portugal, e o patrocínio do grupo MCoutinho, Intermarché da Guarda, First Stop, Caixa de Crédito Agrícola, Adega Cooperativa de Figueira de Castelo Rodrigo, Douro Azul, Centro Comercial La Vie Guarda, AGR, Grupo B.I.U Construções e Granigri. Conta ainda com a colaboração da RFM, Auto MAG, Localvisão Guarda, Razão Automóvel, Rádio Altitude, Diário de Coimbra e Jornal A Guarda. Os troféus são as habituais e apreciadas peças de porcelana SPAL.
P.R_4 - Julho 2018