TT em festa!

Fechou, com chave de ouro, o ano em que o Clube Escape Livre cumpriu 30 anos de eventos de sucesso a promover o automóvel, aventuras e regiões do norte a sul do país, com destaque para a Guarda e Beira Interior. No último fim-de-semana, a Transportes Bernardo Marques, patrocinadora do evento, celebrou também os 25 anos da empresa, pelo que terminou em festa mais uma temporada do clube da Guarda.

A festa de aniversário, nas Termas de Monfortinho, foi feita na presença de 130 pessoas em 50 viaturas multimarca, provenientes de várias regiões do país, a maior parte deles já participantes habituais nas atividades do Clube Escape Livre.

Após uma saída noturna na sexta-feira, foi no sábado que a maior aventura começou. Por entre vedações de quintas, vacas e campos agrícolas, a caravana iniciou o percurso com a subida de um trilho que fez soltar a adrenalina, e continuou a caminho de Penamacor. Face às condições climatéricas, de chuva e nevoeiro, não foi difícil encontrar percursos com diferentes níveis de dificuldade e alguns corta fogos que, com a lama, não permitiram a transposição por todos os participantes.

Depois do repasto, a serra de Sta. Marta abriu os seus largos estradões, menos enlameados, mas verdadeiros “carroceis” de corta-fogos com subidas íngremes e pendentes acentuadas, algumas bastante escorregadias. O desafio continuou até se chegar à aldeia mais portuguesa de Portugal, Monsanto, que recebeu a caravana sem chuva, permitindo a visita. A noite acabaria em forma de festa, gargalhadas, animação e trajes a rigor, com o jantar medieval.

No domingo de manhã, as condições meteorológicas melhoraram, permitindo que na Herdade do Vale Feitoso se conseguissem observar javalis e veados e se realizasse um ‘coffee break’ em plena natureza. Penha Garcia foi o ponto de paragem seguinte e, após a caminhada, à beira do rio Pônsul a caravana encontrou os icnofósseis preservados nas rochas.

O almoço de encerramento ficou marcado pelo partir do bolo e brinde com espumante de Castelo Rodrigo ao Clube Escape Livre e à TBM, com Luís Celínio a salientar: “é um orgulho celebrar 30 anos, primeiro, porque atuamos a partir de uma cidade do Interior, e isso leva-nos a ter que trabalhar mais do que estando num grande centro, e depois porque manter uma atividade durante três décadas é um marco nos tempos que correm. Um enorme agradecimento a todos os que estiveram connosco até hoje neste percurso”.

Adriano Marques, da TBM, referiu de seguida: “estamos muito contentes por assinalar os 25 anos de atividade com o Clube Escape Livre, que é uma presença forte e ativa na região. Tal como ele, tentamos sempre dar o nosso melhor. Por isso, espero que esta seja a primeira de várias colaborações.”

Já o presidente do município de Idanha-a-Nova, Armindo Jacinto, congratulou-se com a assiduidade dos eventos: “estas presenças de eventos do Clube Escape Livre em terras de Idanha são já tão habituais e importantes para este território que consideramos o clube como uma associação do nosso concelho”.

No encerramento, houve ainda a oportunidade de se realizarem várias homenagens, quer aos participantes, quer a sócios do clube e convidados, ficando também a promessa do clube continuar, em 2017, a organizar novas aventuras em novos destinos.

O TTT Bernardo Marques teve como viatura oficial o Dacia Duster 4x4 e contou com o apoio institucional do Município de Idanha-a-Nova e o apoio da TBM – Transportes Bernardo Marques, Bridgestone, First Stop, SPAL, TW Steel, Águas do Vimeiro e Scutvias. O apoio à divulgação foi da Autohoje e Autohoje TT & Aventura, RFM, Diário de Coimbra, Jornal A Guarda, Lusomotores, Autoandrive, e TT Verde, Virtual Clube TT, para além da Dom Digital e do Teatro Municipal da Guarda.