Continental AG altera a liderança de algumas fábricas de pneus

Lousado 28 de agosto de 2013. A Continental AG procedeu a algumas substituições na gestão de topo das suas empresas de pneus, a partir de 1 de setembro.

José Carvalho Neto que desde 1 de janeiro de 2012 tinha assumido a presidência do Conselho de Administração da Continental Mabor, cessa estas funções, mas mantém, como vogal, lugar no Conselho de Administração da empresa.

José Carvalho Neto é nomeado responsável pela fábrica de pneus da Continental em Camaçari, no Brasil.

“Após dois anos que me satisfizeram plenamente em Lousado, é com o maior gosto que aceitei o convite da Continental AG para prolongar por igual período a minha colaboração com este Grupo. Camaçari, no Brasil é um desafio especial, com uma história e cultura totalmente diferentes da que encontrei na empresa portuguesa”, refere José Carvalho Neto.

O novo Presidente do Conselho de Administração da fábrica de Lousado, Pedro Carreira, iniciou a sua atividade no Departamento Químico da Continental Mabor em 1988. Depois de alguns anos a trabalhar no setor técnico, foi nomeado responsável por vários departamentos da Produção da fábrica de Lousado e em Janeiro de 2003 prosseguiu o seu percurso profissional, assumindo o cargo de Diretor desta área. Dois anos mais tarde começou a sua internacionalização ao ser convidado a arrancar com o Projecto “Greenfield de Camacari”, vindo a ser Administrador da nova Fábrica da Continental no Brasil, cargo que exerceu até 2009. Em 2010 foi então nomeado Administrador da fábrica de Timisoara, na Roménia, função que desempenhava até à data.

Pedro Olavo dos Santos Carreira regressa assim a Lousado, sendo os seus primei-ros comentários:
“Mesmo à frente de outras fábricas do Grupo, tive sempre a oportunidade de acom-panhar de perto a evolução da Continental Mabor. Senti sempre muito orgulho pelos resultados alcançados que tornaram esta empresa numa referência no Universo da Continental bem como na Indústria Portuguesa. Ao fim de quase uma década ao serviço da Continental no exterior é com orgulho e agrado que aceitei este regresso às origens para um novo desafio. Estou confiante na equipa de Lousado e juntos seguiremos o mesmo caminho traçado até então.
E acrescenta: “O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário “ Albert Einstein”.

Com vendas de 32,7 mil milhões de euros em 2012, a Continental está entre os maiores fornecedores do setor automóvel em todo o mundo. Enquanto fornecedor de sistemas de travagem, sistemas e componentes para motores e chassis, instrumentação, soluções de infoentretenimento, eletrónica para veículos, pneus e elastómeros técnicos, a Continental contribui para uma maior segurança na condução e na proteção do clima. Além disso, a Continental é uma parceira especializada na comuni-cação automóvel em rede. A Continental emprega atualmente quase 175.000 pessoas em 46 países.

O Grupo Continental alemão está presente em Portugal com as Divisões “Rubber” e Automotive”.
A Continental, acionista da Continental Mabor, controla mais quatro empresas - Continental Pneus, Continental Indústria Têxtil do Ave, Continental Lemmerz e Continental Teves. No conjunto das empresas portuguesas a Continental emprega mais de 2250 trabalhadores diretos, em Lousado e Palmela e totalizou vendas de mais de 1 000 milhão de euros em 2012.