Centros de Saúde portugueses apoiados pela Missão Continente

• O apoio compreende cerca de 550 mil euros que serão distribuídos por 40 projetos de promoção da saúde familiar.

A Missão Continente vai apoiar 40 projetos de promoção da saúde familiar, liderados por Centros de Saúde de 16 distritos, de Norte a Sul de Portugal, com cerca de 550 mil euros.

Os projetos financiados pela Missão Continente atuam em áreas como a literacia em saúde familiar, autocuidados, alimentação saudável, prevenção da obesidade infantil e apoio e promoção do aleitamento materno. Os distritos de Lisboa (9 projetos), Setúbal, Aveiro (4 projetos cada), e Porto (3 projetos) são aqueles que irão receber maior apoio.

Na comparação com 2015, o Concurso Missão Continente de 2016 regista um aumento do volume de projetos financiados, que passaram de 26 para 40, bem como um aumento do valor atribuído, que cresceu 45%. O financiamento dos projetos é monetário e varia de acordo com as necessidades (dos projetos) apresentadas por cada Agrupamento de Centros de Saúde. Nesta edição, o valor dos projetos situa-se entre os 1.500 e os 36.000 euros.

Recorde-se que o montante angariado (cerca de 550 mil euros) decorreu da venda dos presentes solidários da Missão Continente - manta polar e a lata de bolachas –, bem como de chamadas de valor acrescentado. A escolha dos vencedores compreendeu uma votação dos portugueses e a avaliação do júri do Concurso Missão Continente.

O júri do Concurso Missão Continente é formado por representantes do Continente, da Direção-Geral da Saúde, da Associação Nacional de Unidades de Saúde Familiar, da Sociedade Portuguesa de Pediatria, da Ordem dos Médicos, da Ordem dos Enfermeiros, da Escola Nacional de Saúde Pública e da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Hospitalar.

NOTA: Dossier de projetos financiados pela Missão Continente em anexo.