Continente CoimbraShopping: Há 25 anos ao lado dos coimbrenses

Há 25 anos, nascia em Coimbra o primeiro hipermercado na cidade. O Continente do CoimbraShopping chegava à região para oferecer aos seus habitantes, através de uma área nunca antes vista, somando mais de 8000m2 a possibilidade, pela primeira vez na localidade, de fazer todas as compras do quotidiano num único espaço.

Corria o ano de 1993, oito anos depois da abertura do primeiro Continente do país, era agora a vez de Coimbra de receber uma grande superfície de retalho, a sexta da marca em Portugal. A inauguração foi um momento emblemático para a cidade, contando com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Manuel Machado, o Presidente do Grupo Sonae, Belmiro de Azevedo, o Reitor da Universidade de Coimbra, Rui Alarcão, o Vice-Reitor, Pinho Brojo, entre outras personalidades relevantes. O evento chegou a causar até agitações na circulação, havendo relatos de engarrafamentos de viaturas nos acessos ao novo centro comercial.

Por dia, cerca de 6,500 pessoas fazem compras no Continente CoimbraShopping que, em tempos, foi considerada um espaço fora da cidade, mas que hoje já se encontra totalmente envolvido por ela. Conta também com 332 colaboradores, sendo que 114 o são desde o início.

Em 1993, os produtos mais vendidos eram os mais básicos, como o arroz, a massa, os óleos alimentares e alguns produtos de higiene. A grande revolução estava no facto de ter deixado de ser necessário recorrer a várias lojas para adquirir diferentes produtos. Fazer compras tornou-se a ser uma tarefa muito mais simples e o cliente passava a poder comprar tudo, desde os produtos alimentares frescos e secos, aos produtos de higiene e lar, até à roupa e bijuteria, de uma só vez. Por ser uma cidade universitária, a livraria da loja chegou a ser a que mais faturava no país. Por outro lado, a pastelaria foi e continua a ser que mais produz a nível nacional,

Os hábitos de consumo são hoje muito diferentes, tal como o poder de compra dos portugueses. Atualmente, prevalece o peixe e a carne, especialmente o bacalhau. Num quarto de século, a dedicação da marca e da equipa de loja foi constante para a adaptação às novas tendências. O Continente CoimbraShopping foi alvo de várias remodelações e mudanças de imagem e tem vindo a alagar a sua oferta, o que também se traduziu na expansão da área comercial para um total de 8614m2.

João Manuel Gonçalves Maria, diretor da Loja Continente do CoimbraShopping, salienta o facto que “celebrar 25 anos é um reflexo da confiança que a população tem em nós. Trabalhamos sempre para garantir o melhor atendimento e os melhores produtos aos coimbrenses. Apostamos também na nossa comunidade e apoiamos os produtores locais, cujos produtos são uma parte significativa da nossa loja. Espero que o Continente do CoimbraShopping conte muitos mais anos ao serviço da cidade.”

A sua ação ultrapassa os limites da loja física, seja através do Clube de Produtores Continente que apoia os produtores locais através de parcerias estratégicas com a marca, seja através da promoção de iniciativas de intervenção social. Exemplos desta última área de intervenção são os apoios dados no Donativo Missão Continente, que todos os anos permite que projetos coimbrenses sejam apoiados monetariamente para a sua ação social.

Há, no entanto, algo que não mudou nas últimas duas décadas e meia: todos os dias, o Continente trabalha no sentido prestar um serviço de excelência aos seus clientes, através do investimento no alargamento da rede de lojas mas, também, na qualidade, diversidade e inovação da sua oferta.