ECONOMIA CIRCULAR E COMBATE AO DESPERDÍCIO DO CONTINENTE SÃO PREMIADOS

• Projeto Transformar.te do Continente vence Galardão dos Food and Nutrition Awards na categoria de Sustentabilidade.
  • Projeto gerou um benefício económico na ordem do milhão de euros e um benefício social de 9M€, favorecendo igualmente o ambiente.

O projeto Transformar.te do Continente acaba de receber o Galardão de melhor projeto do Food and Nutrition Awards (FNA), na categoria de sustentabilidade, vendo assim premiado o seu esforço de transformação de desperdício em oportunidades.

O projeto Transformar.te consiste em reduzir, reutilizar e reciclar desperdícios alimentares decorrentes da atividade do Continente. Para isso, desenvolve iniciativas de aceleração do escoamento dos produtos em fim de vida, de valorização de produtos comercialmente desvalorizados - que são encaminhados para instituições parceiras ou para uso interno - e transforma excedentes alimentares em novos produtos, como os recentes doces e chutneys de economia circular.

Em resultado, o projeto Transformar.te gerou um beneficio económico, estimado, na ordem do milhão de euros, assim como um beneficio social de nove milhões, favorecendo igualmente o ambiente. Para isso, muito tem contribuído o trabalho que a insígnia tem desenvolvido junto da sua cadeia de abastecimento e dos produtores pertencentes ao Clube de Produtores Continente.

A relevância social do projeto e o seu caráter inovador, resultado da capacidade de mobilizar diferentes públicos – colaboradores, consumidores, parceiros – para a adoção de novos hábitos de compra e consumo, valeram ao projeto esta distinção.

Este galardão é o reconhecimento do esforço que o Continente tem vindo a fazer para combater o desperdício alimentar em toda a sua cadeia de valor, através de ações concretas de valorização de excedentes alimentares, mas, também, de ações de sensibilização da população. Destaque, por exemplo, para a distribuição de 500 mil exemplares de um Guia de Combate ao Desperdício Alimentar, realizada pela Missão Continente.

Recorde-se que o FNA é uma plataforma multisetorial, que conta com a AHRESP – Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal, a APED – Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição, a FIPA – Federação das Indústrias Portuguesas Agroalimentar, a PortugalFoods e a CAP – Agricultores de Portugal como membros do Executive Board. A iniciativa conta ainda com o apoio institucional do Ministério da Agricultura, das Florestas e do Desenvolvimento Rural, do Ministério da Saúde, do Ministério da Economia e do Ministério da Educação.