Hipermercado português é considerado o mais "verde" do mundo

• Continente de Matosinhos acaba de receber a certificação Platina da LEED – Leadership in Energy and Environmental Design
  • O espaço passa a ser o maior hipermercado do mundo com este nível de certificação

O Continente de Matosinhos acaba de ser considerado o hipermercado mais verde do mundo pela LEED – Leadership in Energy and Environmental Design –, uma organização do U.S. Green Building Council (USGBC), que avalia edifícios em fase de planeamento, construção, ou já em funcionamento, para certificar o seu nível de sustentabilidade ambiental e que está a ser aplicado em cerca de 150.000 edifícios, em 150 países.

O espaço, inaugurado em 1985, foi o primeiro hipermercado a abrir em Portugal e recebe agora a certificação Platina, da LEED, o que faz do Continente de Matosinhos o maior hipermercado com o mais alto de nível de certificação da organização. Atualmente, existem apenas seis edifícios no mundo com o mesmo nível de certificação, estando três deles localizados na Europa. A LEED tem no seu portefólio a avaliação de 150.000 edifícios, de 150 países.

Esta distinção é atribuída com o comissionamento, um ano após a remodelação da loja, que reflete o conceito de híper do futuro da Sonae MC, apresentando um ambiente mais confortável e acolher, e vem premiar o esforço que tem sido feito na otimização dos consumos de água e de energia, bem como na reutilização e reciclagem de materiais.

Esta é a segunda vez que uma loja Continente recebe a certificação máxima do LEED, depois de, em 2013, a loja Continente Bom Dia de São João da Foz, no Porto, ter recebido a distinção LEED Platina.

O processo de certificação da LEED consiste na avaliação de cerca de 60  indicadores de sustentabilidade, que dão lugar, no seu conjunto, à atribuição de um máximo de 110 pontos - O Continente de Matosinhos obteve 80 desses 110 pontos - relacionados com a construção do edifício, a eficiência hídrica e energética, a utilização e reutilização de materiais, a qualidade ambiental do espaço e a inovação, que depois se podem traduzir em quatro níveis de certificação – Certificado, Prata, Ouro e Platina.

Declarações:

De acordo com Jorge Pessoa, Diretor da Direção Técnica da Sonae MC “O Projetar, Comissionar e o Learning Process, tem-nos permitido evoluir, e manter os níveis cada vez mais exigentes de Certificação LEED do USGBC. Desde a obtenção da Certificação LEED GOLD no SONAE MAIA BUSINESS CENTER em 2010, o subir da fasquia com a Certificação LEED PLATINA (o Galardão máximo) na Loja Continente Bom Dia S. João da Foz em 2013 e agora, a manutenção deste mesmo galardão máximo, no Continente de Matosinhos, traduz, mais do que o reconhecimento máximo de uma Entidade Certificadora Independente internacional, USGBC, uma experiência de compra em Lojas sustentáveis aos nossos Clientes e ao acionista o retorno, com sustentabilidade.”