• Continente/

INSTITUIÇÕES DE ÉVORA RECEBEM MAIS DE 23 MIL EUROS EM DOAÇÕES DA MISSÃO SORRISO CONTINENTE

“Nutrição Inclusiva” da Associação de Paralisia Cerebral de Évora (APCE), a iniciativa “Gestos que Mudam Pequenos Mundos”, do Hospital do Espírito Santo de Évora, E.P.E, a ação “Avós e Netos num Clique”, da Santa Casa da Misericórdia de Evoramonte e o projeto “ Pela qualidade de vida do doente oncológico” da Associação Oncológica do Alentejo foram as instituições contempladas na região de Évora na 12ª edição da Missão Sorriso Continente.

A Associação de Paralisia Cerebral de Évora (APCE) concorreu ao apoio da Missão Sorriso Continente com uma iniciativa destinada ao apoio de crianças, jovens e adultos com Paralisia Cerebral e outras doenças neurológicas, procurando instituir hábitos de vida mais saudáveis em indivíduos com limitações motoras e com um estilo de vida muito sedentário. Promover a autonomia, a integração e a qualidade de vida das pessoas com paralisia cerebral e outros problemas neurológicos é o principal objetivo do projeto “Nutrição Inclusiva”, que irá receber 3 mil euros por parte da Missão Sorriso Continente.

Por sua vez, a iniciativa “Gestos que Mudam Pequenos Mundos”, do Hospital do Espírito Santo de Évora, E.P.E, foi contemplada com uma doação no valor de 10 mil euros. Este projeto pretende implementar um programa que pressupõe a prestação de cuidados individualizados ao recém-nascido prematuro e à sua família (NIDCAP) cujo objetivo é adquirir competências e conhecimentos que permitam fazer mais e melhor pelos guerreiros que cabem na palma da mão a travar a batalhar pela sobrevivência.

Já o projeto “Avós e Netos num Clique”, da Santa Casa da Misericórdia de Evoramonte pretende criar uma sala informática, otimizando um espaço existente na instituição, que permitirá aos idosos da SCME, a aprendizagem sobre as novas tecnologias através dos seus netos. Esta iniciativa visa a garantia da manutenção do interesse dos idosos em continuar a participar na sociedade, proporcionando um fortalecimento dos laços familiares.

Por fim, a ação “Pela qualidade de vida do doente oncológico”, da Associação Oncológica do Alentejo irá permitir oferecer tratamentos alternativos de fisioterapia, a fim de combater a incontinência urinária e as disfunções sexuais que se registam frequentemente em alguns tipos de cancro ou como efeito secundário dos tratamentos contra o cancro. Estas disfunções causam grande morbilidade, afetam a qualidade de vida e resultam em distúrbios psicológicos e absentismo laboral, pelo que o projeto que beneficiou de uma doação de 3 mil e 841 euros pretende potenciar e motivar os doentes com métodos alternativos de fisioterapia.

Desde 2012, A Missão Sorriso Continente já apoiou estas quatro instituições num valor total de 81 mil e 088 euros para a implementação dos seus projetos ao longo dos anos.

Pelo 12º ano consecutivo, com dedicação e profundo compromisso, a Missão Sorriso Continente já angariou cerca de 12 milhões de Euros, através de um conjunto de iniciativas mobilizadoras da sociedade e dos portugueses, em parceria com instituições sem fins lucrativos e entidades públicas prestadoras de cuidados de saúde.

Sugestão de trabalho e visita:
Uma vez que a Missão Sorriso já contribui para várias histórias felizes, ajudando  a concretizar projectos essenciais para várias famílias da região, gostávamos  de vos sugerir um trabalho com uma visita a uma destas instituições  para poderem testemunhar in loco os respectivos benefícios e contar também com a possível presença de um responsável da loja Continente local.