• Continente/

Missão Continente leva Escola vencedora à Cidade do Futebol e ensina crianças a combater obesidade infantil

• Iniciativa surge como prémio à Escola Básica de Santa Maria pelo melhor desempenho no Programa Escola Missão Continente

Cerca de 40 alunos do 1º ciclo da Escola Básica de Santa Maria, de Beja, visitaram ontem a Cidade do Futebol, em Oeiras, depois de terem vencido o programa Escola Missão Continente, que aproveitou a ocasião para proporcionar às crianças um dia diferente, preenchido de atividades de sensibilização para a adoção de um estilo de vida saudável.

Estando Portugal na lista dos países onde a obesidade infantil tem uma maior prevalência, importa proporcionar momentos que ensinem as crianças a combater esta epidemia. Segundo a OMS, os níveis de obesidade nos adolescentes são preocupantes e estão associados a uma má alimentação e a pouca atividade física.

Para dar resposta a este quadro preocupante, estas crianças tiveram a oportunidade de conhecer a casa das Seleções Nacionais de Futebol, jogar com a seleção portuguesa de futebol de sub-19, aprender a fazer um lanche saudável com o Chef Nuno Queirós Ribeiro e estar com a nutricionista da Federação Portuguesa de Futebol,

As crianças que participaram na ação pertencem à escola vencedora, que respondeu aos vários desafios propostos pelo programa Escolas Missão Continente. O desafio final colocado consistia em traduzir num vídeo ou num livro de receitas, todos os conhecimentos que as crianças adquiriram ao longo do ano, através das sessões realizadas ao abrigo do programa. A Escola Básica de Santa Maria venceu com dois vídeos em que as crianças simulavam a realização de um programa de televisão, confecionando uma receita saudável.

O evento assinalou o encerramento do 1º ano de atividades do programa Escola Missão Continente, que foi implementado em 18 escolas do 1º ciclo, de norte a sul de Portugal Continental, junto de cerca de mil crianças, entre os seis e os dez anos de idade, com o intuito de sensibilizar alunos, pais e professores para a importância de adotarem uma alimentação e um estilo de vida saudáveis, através de sessões em sala de aula, jogos e desafios.

Declarações:

De acordo com José Fortunato, Presidente da Missão Continente “é para nós uma satisfação presenciar os sorrisos e a alegria destas crianças, que, com o programa Escolas Missão Continente, enriqueceram os seus conhecimentos sobre alimentação saudável, partilharam essa informação em suas casas e tiveram a oportunidade de participar em iniciativas diferentes, pedagógicas, como esta que proporcionámos na Cidade do Futebol. A sensibilização das novas gerações para a importância da alimentação na qualidade de vida e na saúde é fundamental para termos uma população mais saudável e, por isso, estamos convencidos de que é com iniciativas como esta que podemos dar o nosso contributo à sociedade.

Fernando Gomes da Silva, Presidente da Federação Portuguesa de Futebol afirma que “Promover iniciativas que estimulam hábitos benéficos para a saúde, relacionados com a prática do desporto e a uma alimentação saudável, vai ao encontro da missão e dos valores que estão no código genético da FPF. Receber estas crianças na Cidade do Futebol, a casa de todo o Futebol Português, a propósito do programa Escola Missão Continente, e ter a oportunidade de lhes proporcionar um conjunto de atividades dinâmicas e pedagógicas, é motivo de enorme honra e satisfação.”

Imagens disponíveis para download em: https://we.tl/fRgb1OKdRk