MISSÃO SORRISO CONTINENTE APOIA DUAS INSTITUIÇÕES DO DISTRITO DE FARO

“Hábito Saudáveis, Famílias Felizes”, projeto da IPSS Neci-Núcleo Especializado para o Cidadão Incluso, e a iniciativa “Lembra-te de Mim”, da responsabilidade da Santa Casa da Misericórdia de Lagos, com vão receber apoio da Missão Sorriso Continente no valor total de 22 mil e 300 euros.

O projeto “Hábitos Saudáveis, Famílias Felizes” da IPSS Neci-Núcleo Especializado para o Cidadão Incluso pretende desenvolver com o apoio da Missão Sorriso Continente uma bolsa mensal para apoiar famílias em situação de carência económica, de forma a beneficiarem de ações de sensibilização para a gestão orçamental e para os princípios da alimentação saudável previstos pela Organização Mundial de Saúde. A Missão Sorriso Continente irá contribuir com uma doação de 10 mil euros, o que tornará também possível o fornecimento de vales para a compra de alimentos essenciais.

Já a iniciativa “Lembra-te de Mim”, desenvolvida pela Santa Casa da Misericórdia de Lagos, vai receber o apoio da Missão Sorriso com o valor de 12 mil e 300 euros e tem como primordial objetivo melhorar a qualidade dos serviços prestados às pessoas com demência e os seus respetivos cuidadores, através de uma intervenção pluridisciplinar. O projeto assenta em dois domínios de ação: "Zoé" – estúdio de intervenção e estimulação multidimensional (cognitivo, sensorial, motor, e treino de AVD’s) e “Respiro do cuidador” – Grupo de Apoio e Suporte para cuidadores (formais e informais) e serviço de mediação e acompanhamento para famílias.

Desde 2005, a Missão Sorriso Continente já apoiou nove instituições na região de Faro com 376 mil e 841 euros para a implementação dos seus projetos. Entre 2005 e 2014 os projetos premiados foram o do Hospital Distrital de Faro (entre 2005-2009), Centro Hospital do Barlavento Algarvio – Unidade Hospital de Portimão (entre 2006-2010), ACES Central (2012), Associação de Portadores de Trissomia 21 do Algarve – APATRIS 21 (2012), Centro Hospitalar do Algarve, E.P.E (2013), Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral de Faro (2013) e Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação de Olhão (2013). Este ano foi a vez das iniciativas da IPSS Neci-Núcleo Especializado para o Cidadão Incluso e da Santa Casa da Misericórdia de Lagos serem contempladas.

Pelo 12º ano consecutivo, com dedicação e profundo compromisso, a Missão Sorriso Continente já angariou cerca de 12 milhões de Euros, através de um conjunto de iniciativas mobilizadoras da sociedade e dos portugueses, em parceria com instituições sem fins lucrativos e entidades públicas prestadoras de cuidados de saúde.