2015 foi um ano recorde em investimento imobiliário na Europa

LISBOA, 12 de fevereiro 2016 – O investimento em imobiliário comercial na Europa em 2015 bateu um novo recorde, de acordo com os últimos dados publicados pela Cushman & Wakefield.

O volume de investimento no último trimestre de 2015 alcançou os 70 mil milhões de euros, tendo o ano todo totalizado 264 mil milhões de euros, valor que ultrapassou o ultimo recorde de 2007 de 230 mil milhões.

O investimento imobiliário continua a crescer em todos os mercados, com o Reino Unido a atrair a maior parte do volume registado. Contudo, muitos outros mercados tiveram um crescimento grande desde 2104, como a Alemanha que registou um aumento de 41% chegando aos 53 mil milhões; Espanha cresceu 36% e Itália 67%, em que o total dos valores de investimento foi de 11 e 8 mil milhões de euros respetivamente.

O ano de 2015 foi igualmente excecional em Portugal, tendo o mercado de investimento imobiliário mais do que duplicado face ao registado em 2014, atingindo em 2015 um novo máximo histórico de €1,9 mil milhões. Os investidores estrangeiros tiveram um papel preponderante, representando 89% do volume transacionado. O capital oriundo dos EUA foi o mais significativo, responsável por 800 milhões de euros, seguido por Espanha e Alemanha, ambos com 220 milhões de euros.

Também a nível nacional, o setor de retalho retomou a liderança em termos de volume de capital, representando 60% do total, seguido pelo setor de escritórios, responsável por 23%. A evolução das yields prime de referência acompanhou a tendência de recuperação do mercado, com descidas trimestrais sucessivas, as quais em termos de agregado anual variaram 100 pontos base. No final de 2015, o indicador situava-se nos 5,25% para escritórios, 5,00% para comércio de rua, 5,50% para centros comerciais e 7,00% para industrial. Em 2016 o investimento imobiliário comercial deve manter a sua tendência em alta, sendo possível que se atinja mais um máximo histórico em termos de volume.

A Cushman & Wakefield é uma consultora líder global em serviços imobiliários. Os 43.000 colaboradores em mais de 60 países prestam serviços local e globalmente criando valor significativo a ocupantes e investidores em todo o mundo. A Cushman & Wakefield está entre as maiores empresas de serviços imobiliários com uma faturação de 5 mil milhões de dólares através de serviços de agência, representação de inquilinos, vendas e aquisições, gestão de imóveis, gestão de projetos, consultoria e avaliações. Para saber mais visite www.cushmanwakefield.pt